Curso sobre energias eólica e solar começa nesta sexta-feira; inscrições estão abertas

Estão abertas as inscrições para o curso de capacitação em energias eólica e solar, que será promovido pelo Ministério Público da Paraíba, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a partir desta sexta-feira (21/03). A capacitação é destinada a membros, servidores e assessores do MPPB e será realizada na modalidade on-line, pela plataforma Google Meet. As inscrições podem ser feita AQUI.
O curso está sendo realizado pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente com apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf).
A capacitação será dividida em três módulos, sendo os dois primeiros nesta sexta-feira (21/03) e o terceiro no dia 28. O primeiro abordará os contratos e renda da terra; o segundo, os impactos e licenciamentos das energias eólica e solar; e o terceiro, justiça energética para as comunidades e ações sociais e institucionais. Confira a programação do curso.
Segundo a coordenadora do CAO do Meio Ambiente, promotora Danielle Lucena, o curso possui uma importância estratégica para o aprimoramento do papel do Ministério Público no desenvolvimento sustentável e na promoção de políticas públicas que integram a proteção ambiental com o uso dos serviços.
“Para os promotores de Justiça, a capacitação oferece uma melhor compreensão das energias renováveis, com foco na eólica e solar, áreas de crescente relevância no cenário energético e ambiental do Brasil. Esse conhecimento é essencial para que os promotores possam atuar de maneira mais eficiente e técnica em demandas que envolvam questões ambientais, conflitos relacionados ao uso do solo e implementação de projetos de energias renováveis. Além disso, ao se capacitarem sobre esses temas, os promotores podem atuar de forma proativa, orientando o poder público e a sociedade sobre as boas práticas e os benefícios das fontes de energias limpas, defendendo o meio ambiente, a flora, fauna e as comunidades que vêm recebendo os empreendimentos locais”, explicou a promotora Danielle Lucena.