Novos promotores do MPPB começam curso de ambientação
Os quatro novos promotores de Justiça do Ministério Público da Paraíba aprovados no XV Concurso Público para promotor substituto e empossados ontem (18/08) começaram, na manhã desta terça-feira (19/08), a se familiarizar com os sistemas e o funcionamento da instituição.
Até a próxima sexta-feira, dia 22, Francisco Leonardo Silva Junior, João Alexandre Targino da Rocha, Caio Terceiro Neto Parente Miranda e Laura Afonso Tavares Borges participam do curso de ambientação no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do MP, em João Pessoa. Terminado o curso eles assumem, na segunda-feira, 25 de agosto, as promotorias de Piancó, Itaporanga, São João do Rio do Peixe e São José de Piranhas.
A abertura oficial teve as presenças do procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto; do procurador-geral nomeado para o próximo biênio (2025/2027), Leonardo Quintans; do diretor do Ceaf, procurador João Geraldo Carneiro Barbosa; do diretor administrativo do MP, Jonatha Vieira; da diretora de Tecnologia da Informação, Vivianne de Queiroz Leal; da chefe do Departamento de Recursos Humanos, Keyla Colaço e de servidores do Ceaf.
O PGJ Antônio Hortêncio saudou os novos promotores e destacou a importância deste momento para a preparação deles. “A gente tem feito com todas as turmas e tem sido bastante proveitoso. Antigamente não existia isso. Quem era nomeado já assumia as promotorias estado afora. Havia situações diferentes de hoje, tudo era físico. Hoje nós estamos 100% informatizados. Com essa informatização, nós temos um tipo de trabalho diferente, muito mais dinâmico, de certa forma mais rápido, mais efetivo para sociedade. Então, é preciso que haja essa ambientação”.
Na sequência, o diretor do Ceaf, procurador de Justiça João Geraldo Carneiro Barbosa também deu as boas vindas aos mais recentes integrantes do MPPB. “Só falta vocês serem ‘inaugurados’, porque empossados vocês já estão. Basta o primeiro grande problema, vocês resolvem e se familiarizam com o cargo”, concluiu ele.
O promotor Leonardo Quintans, procurador-geral de Justiça nomeado para o biênio 2025-2027, recepcionou os novos membros do MPPB destacando que é preciso celebrar esse momento. “Vocês tomando posse, parece que somos nós que estamos tomando posse, a alegria é nossa também. A entrada de novos colegas sempre é sangue novo, é renovação na instituição. É certeza que a instituição vai continuar firme e pujante. É isso que eu vejo nos olhos e nos corações de vocês. A vontade de retribuir à sociedade a graça que vocês receberam”.
Com a chegada dos novos integrantes, o Ministério Público conclui a nomeação de todos os 42 candidatos aprovados no último concurso, 32 deles nomeados na atual gestão.
A promotora Laura Afonso é baiana, mas morava no Espírito Santo. No Ministério Público da Paraíba, começa a carreira no sertão do estado. Ela falou sobre a expectativa em relação ao curso e ao novo desafio. “Eu fico extremamente feliz e honrada de integrar os quadros dessa instituição tão respeitada e a expectativa é de prestar um belo serviço para a sociedade de São José de Piranhas. Esse curso certamente vai ser de grande valia e vai contribuir muito para o meu conhecimento, para que eu integre essa instituição de forma mais segura”.
Durante a ambientação, os novos membros vão conhecer as atividades da Corregedoria-Geral, da Ouvidoria, da Secretaria-Geral (Seger), da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), além da gestão administrativa e de recursos humanos do MPPB, a diretoria financeira (funcionamento dos departamentos e assessoria; suprimento de fundos executados pelo cartão de pagamento; folha de pagamento.)
Também terão contato com a Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) para conhecer atividades como acesso aos computadores, sistemas e internet; e-mail institucional e ferramentas Google; suporte Ditec; sistema desenvolvimento pela Ditec; sistemas desenvolvidos por outros órgãos e utilizados pelo MPPB; e o MPVirtual.
Os novos promotores ainda terão palestras sobre os Centros de Apoio Operacional Temáticos (Criminal, Saúde, Cidadania e Direitos Fundamentais, Consumidor e Meio Ambiente, Criança e Adolescente e Educação, Patrimônio Público, Fazenda Pública e Terceiro Setor) e sobre o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco).
Confira AQUI a programação completa.