O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público da Paraíba (Ceaf/MPPB) e a Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep) realizaram, na manhã desta sexta-feira (16/01), uma reunião de planejamento da capacitação de membros e servidores do MPPB para 2026. Durante a reunião, foram iniciadas as tratativas para oferecimento de cursos de pós-graduação para os integrantes do MPPB.
Participaram da reunião o diretor do Ceaf, procurador de Justiça João Geraldo Barbosa; a superintendente da Espep, Ivanilda Matias; as servidoras do Ceaf, Silvana Cantalice e Nigéria Pereira; e a assessora técnica da Espep, Thamiris Nunes.
O procurador João Geraldo Barbosa agradeceu à equipe da Espep pela dedicação e todas as ações realizadas para com o MPPB, em 2025. “Eles deram o melhor do melhor deles para o Ministério Público que foi a contribuição de eventos e aperfeiçoamentos que engrandecem tanto nossos membros, servidores, assessores e estagiários. Quanto mais nós estivermos aperfeiçoados, nossos trabalhos terão mais resolutividade para a sociedade”.
Ainda conforme o diretor do Ceaf, durante a reunião, foi solicitada celeridade na correção dos artigos da Revista Jurídica do MPPB. “Aproveitei o ensejo para postular uma celeridade a mais do que já é prestado pela Espep na questão da correção dos artigos para revista que estamos para lançar dentro em breve. Serão dois volumes. Eles estão designando três professores em caráter extraordinário para fazer essas correções e quero aqui agradecer por esse gesto”, disse
O diretor do Ceaf informou ainda que foi solicitada, para 2026, a participação do MPPB nos cursos de pós-graduação, tanto de especialização quanto de mestrado. “Estamos cientes de que já está em trâmite, em níveis de conclusão pela Espep, de dois cursos de especialização, que seriam o de Gestão Pública e Gestão de Pessoas. Solicitamos ainda a possibilidade de disponibilização de uma turma de mestrado na área de Direito para membros e servidores do MPPB. Sabemos que isso depende de algumas articulações com as universidades, mas assim que se obtiver esse êxito, já ficou aqui a solicitação da formatação desse curso”.
Ao final do procurador também agradeceu a toda a equipe do Ceaf pelo trabalho realizado em 2025 e fez um reconhecimento à equipe da Espep. “Quero deixar aqui pra doutora Ivanilda um fraternal abraço do Ministério Público e o reconhecimento pelo grande trabalho que tem feito para o Estado da Paraíba à frente da Escola de Serviço Público”, disse.
A superintendente da Espep relatou que foi a primeira reunião do ano para tratar das capacitações para 2026 e que foi tratada da possibilidade de cursos de Especialização em Gestão Pública. “Isso já faz parte do planejamento da escola de governo. Então já afirmando que, assim que esse planejamento e essas demandas forem concretizadas, vamos estar junto aqui com o Ministério Público, dialogando e vendo a questão de vagas para os membros e servidores da instituição”.
Em relação à solicitação de oferta de curso de mestrado, a superintendente afirmou que essa questão depende de tratativas com as universidades. “Também discutimos possibilidade e estamos em articulação com as universidades públicas. Assim que a gente concretizar qualquer ação junto aos órgãos competentes, também voltaremos ao MPPB para atender a essa demenda”.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB