Acessibilidade  |      

Hackfest recebe Selo Pró-Íntegro em evento nacional contra a corrupção

O Hackfest, maratona hacker de programação idealizada pelo Núcleo de Gestão do Conhecimento do Ministério Público da Paraíba (MPPB), recebeu o Selo Pró-Íntegro 2018, do Programa Nacional de Prevenção Primária à Corrupção, da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e a Lavagem de Dinheiro (Enccla). A entrega da certificação ocorreu durante o evento #TodosJuntoscontracorrupçao, realizado no Auditório Juscelino Kubitscheck, da Procuradoria-Geral da República, em Brasília, nesta segunda-feira (4).

O selo foi recebido pelo coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o promotor de Justiça Octávio Paulo Neto, que é um dos coordenadores do Hackfest contra a Corrupção. A Enccla reconheceu as iniciativas de prevenção à corrupção mais bem avaliadas, classificadas com pontuação acima de 90% pela banca examinadora do chamamento público realizado por meio do Edital nº 1/2017.

“Deus, com sua incomum sabedoria, joga nossa trajetória para convergir com outras trajetórias. Sou muito grato por ter podido habitar por breve período a intimidade de grande parte dos que deram vida ao Hackfest. Vi que nem sempre a fúria é maior que a serenidade, generosidade; que nem sempre a angústia é maior que a esperança. Vi que o coração por vezes pode ser maior que a razão. Saibam que o Hackfest para mim foi um refrigério. Vi expressões do humano que há muito tinha esquecido, vi que a diferença é a força motriz da mudança e a generosidade seu combustível. Hoje, estou aqui para receber um reconhecimento pelo hackfest, mas saibam que esta construção é coletiva e plural”, disse Octávio Paulo Neto em discurso, no evento.

Ele citou nomes de pessoas que construíram juntamente a maratona hacker e disse que elas poderiam estar recebendo o prêmio com ele: “Gabriel, Tatiana, Queiroz, Rossana, Inez, Vinícius, Nazareno, João, Vini, Inalda, Eudis, Karine. Eles poderiam estar aqui, pois comungam da mesma esperança e indignação. Para mim o combate à corrupção é profissão de fé. Carrego no coração a necessidade de me tornar melhor e fazer o mundo que me cerca mais justo e solidário, mais generoso, enfim. Saibam que todos vocês têm um servo imperfeito que segue alimentado pela esperança de que o homem sempre é maior que seus erros. Saberei honrar o reconhecimento”.

 

O Hackfest contra a Corrupção

O Hackfest Contra a Corrupção teve a sua terceira edição este ano com o tema 'Tecnologia, Transparência e Cidadania'. Programadores, estudantes e profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares, e também das áreas de Direito, Administração, Gestão Pública, Design e Arte/Mídia se reuniram na maratona, cujo objetivo principal é criar soluções tecnológicas que ajudem na luta contra a corrupção.

Parceiros
Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); a Rede Paraíba de Comunicação (Jornal da Paraíba); o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud); a Associação Paraibana do Ministério Público (APMP); o Instituto Não Aceito Corrupção; a Associação dos Servidores do Ministério Público da Paraíba (ASMP-PB) e Sindicato dos Servidores do Ministério Público da Paraíba (SindSemp-PB); o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade); Tribunal de Contas da União (TCU); Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid); a Universidade Federal da Paraíba (UFPB); o Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia da Paraíba (IFPB); o Contas Abertas; a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe); o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); o Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IAIB); a ong SaferNet; o Instituto de Educação Superior da Paraíba (Iesp); a Serenata de Amor (Garoto); a ong Transparência Internacional; Controladoria Geral do Município de João Pessoa; Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC); o Sindicato dos Profissionais de Auditoria do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (SindContas-PB); a Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB); a Controladoria Geral do Estado (CGE); o Instituto Soma Brasil; o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União; o Porto Digital Parque Tecnológico; e o Exército Brasileiro (EB).

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */