IV Hackfest: equipes participam da maratona por mudanças
Diversas equipes deram início, na noite desta quinta-feira (16), à maratona por mudanças do VI Hackfest. Até o próximo domingo, elas deverão desenvolver projetos de lei de iniciativas e de aplicativos e softwares que contribuam para o combate à corrupção e para a transparência pública.
Cerca de 250 maratonistas participaram inicialmente do toró de ideias no qual foram apresentadas 58 ideias para projetos de leis e de softwares ou aplicativos. Após a apresentação houve uma votação para a escolha das ideias que seriam desenvolvidas nas equipes.
Foram formadas, inicialmente, cinco equipes para a trilha das leis e 20 para a trilha de tecnologia. Segundo explicou o professor Nazereno Andrade, o número e a composição das equipes são provisórios e, ao longo do evento, podem mudar com a discussão nos grupos.
Na trilha de 'tecnologia' as equipes contam com o apoio de coaches em TI, finanças, direito e gestão pública para criar aplicativos. Nessa trilha estão as equipes: Cadê meu remédio, Se essa rua fosse minha, Lupa na Toga, Tinder das leis, Demandas Sociais, Cade o projeto que estava aqui, Políticos Go, Brasis do Brasil, Se liga JP, Alerta previdência, Ecofício, Janelas Intactas, Vou te processei, Eu sei o que você fez no mandato passado, Me diz quem tu és, Passando a peneira, Educa Cidadão, Não serei interrompida e Não nasci para ser a outra.
Na trilha de 'leis', há tutores especialistas para apoiar no desenvolvimento de propostas de projetos de lei de iniciativa popular e estruturar campanhas de mobilização. Entre as equipes dessa trilha estão: Pra elas, Estamos de olho, Padrão de observatório de transparência nacional para municípios, Abre aí e Eita, registrei!
O evento
O IV HackFest é organizado pelo Núcleo de Gestão do Conhecimento e Segurança Institucional do Ministério Público da Paraíba (NGCSI/MPPB), Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, Prefeitura de João Pessoa (PMJP), Laboratório Analytics da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
O evento tem o patrocínio do Banco do Brasil, do Governo Federal e da Energisa e o apoio de mais de 30 instituições parceiras: Ministério da Justiça, Cade, Transparency International, Contas Abertas, TJPB, MPDFT, Cade, Atricon, MPF, Aspol, Adepdel, ANTC, AMPB, Funifier, ADPF, PM, IAI, AMPB, CGE, TCE, UFPB, Ministério Público Militar, Castanhola, Ajufe, Anid, Data Robot, Five ACTS, RFB, SindContas, Fab Work, Esat, Unipê, Conductor, Ibis e Hotel Manaíra, MPPB e SER.