“Hackfest Contra la Corrupción: versão colombiana da maratona hacker criada pelo MPPB começa nesta sexta-feira
“¡Esta es una movilización internacional! El Hackfest se ha desarrollado en Brasil desde hace cuatro años. Ahora llega a Colombia con el propósito de promover la conciencia y participación ciudadana en la lucha contra la corrupción”. Assim, a Universidade do Norte, na Colômbia, anuncia a realização do seu “Hackfest Contra la Corrupción”, seguindo o modelo pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB). O evento colombiano será aberto nesta sexta-feira (29/08) e prossegue até o domingo (01/09), em Puerto Colombia, área Metropolitana de Barranquilla, uma das cidades mais importantes daquele país.
Para que o evento colombiano fosse desenvolvido, o Núcleo de Gestão do Conhecimento e Segurança Institucional (NGCSI/MPPB) prestou a assessoria necessária à equipe da universidade, que fez questão de, em seu material de divulgação, creditar a origem do evento ao MPPB, através do NGCSI. “O Hackfest tem sido realizado nas cidades de Campina Grande e João Pessoa, alcançando uma mobilização exitosa de estudantes e profissionais motivados pela construção de uma sociedade mais justa, transparente e participativa”, diz texto (traduzido) no site da Universidade do Norte.
Tudo começou no último mês de fevereiro quando a diretora do Centro de Educação Continuada da Universidade do Norte, Elisama Dugarte Coll, e a decana da Divisão de Direito, Ciência Política e Relações Internacionais, Silvia Gloria de Vivo, enviaram um ofício ao coordenador do NGCSI, o promotor de Justiça Octávio Paulo Neto, comunicando o interesse em realizar a versão colombiana do HackFest. A intenção foi muito bem recebida pela equipe paraibana do Hackfest, que não mediu esforços no compartilhamento de informações, colocando sua expertise à disposição dos colombianos.
Projeção nacional
O HackFest tem sido considerado como “uma onda contra a corrupção”, que tem se espalhado em outros Estados do Brasil, como São Paulo (SP), Natal (RN), Florianópolis (SC) e Belo Horizonte (MG). No ano passado, o HackFest do MPPB serviu de modelo para o Amapá HackFest (realizado em novembro pelo MP do Amapá) e para o Amazon HackFest (realizado em outubro pelo MP do Amazonas).
A primeira edição do HackFest foi realizada em 2016, em Campina Grande, numa parceria com a Universidade Federal de Campina Grande. A segunda edição aconteceu na Universidade Federal da Paraíba, em João Paraíba. Na terceira edição, realizada no Espaço Cultural (JP), o evento já tinha se consolidado. Quando chegou à quarta edição, em agosto do ano passado, já reunia dezenas de parceiros, atraindo milhares de participantes à Estação Cabo Branco, na Capital.