Acessibilidade  |      

Ao vivo: 'ANPR Debate' trata da atuação do Gaeco contra o crime organizado, nesta sexta

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) será tema da série ANPR Debate, promovida pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) durante a pandemia de covid-19. A transmissão ao vivo (live) será na próxima sexta-feira (10/07), a partir das 16h, no YouTube da ANPR. O tema principal é "Gaeco: investigação e combate ao crime organizado pelo Ministério Público".

Para debater, foram convidados o promotor de Justiça e coordenador do Gaeco do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Fausto França; o procurador da República e coordenador do Gaeco na Procuradoria da República na Paraíba, Tiago Misael Martins; o promotor de Justiça e coordenador do Gaeco do Ministério Público da Paraíba, Octavio Paulo Neto, e a promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia e ex-coordenadora e integrante do Gaeco do Ministério público da Bahia, Ana Emanuela Meira.

A mediação do debate será feita pelo procurador da República e diretor-secretário da ANPR, Renan Paes Félix. As perguntas poderão ser encaminhas pelo chat durante a transmissão. Os debatedores falarão sobre a importância do Gaeco no combate à criminalidade organizada, como órgãos dos Ministérios Públicos. Em resumo, o trabalho dos grupos é voltado para a neutralização de organizações criminosas e a recomposição do patrimônio público.

Gaeco/MPPB

No MPPB, o Gaeco foi criado pela Resolução CPJ 07/2003, por causa da necessidade de se ter um organismo ministerial que atuasse de forma similar ao Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC). Mesmo sendo uma atribuição de todos os membros do MP, foi considerada a necessidade de uniformizar, no âmbito estadual, as atividades preventivas e repressivas no combate às ações lesivas aos interesses da sociedade, com uma metodologia específica, coleta de dados e informações centralizadas. O órgão recepciona e dá tratamento às informações e investigações no âmbito do MPPB e em conjunto com outros órgãos, promovendo e acompanhando as ações penais ajuizadas.

 

 

Com informações e imagem da ANPR

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */