Prêmio CNMP anunciará ganhadores nesta quarta-feira; projeto do MPPB é finalista
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) realizará, nesta quarta-feira (27/11), a partir das 17h30, em Brasília, a cerimônia de entrega do Prêmio CNMP 2024. Um dos 27 finalistas da edição é o Projeto PandoraSpeech, desenvolvido pelo Núcleo de Gestão do Conhecimento do Ministério Público da Paraíba (NGC/MPPB). O evento será transmitido simultaneamente no canal do CNMP, no Youtube. Na ocasião, também será lançada a plataforma MP Digital.
A cerimônia de premiação contará com as presenças do procurador-geral de Justiça do MPPB, Antônio Hortêncio Rocha Neto, e dos promotores de Justiça que integram o NGC, Octávio Paulo Neto (coordenador) e Alberto Cartaxo (gestor do PandoraSpeech).
O PGJ destacou a importância do reconhecimento do projeto idealizado e desenvolvido pelo NGC/MPPB. “Estamos muito felizes de termos um dos projetos do MPPB como finalista deste importante prêmio nacional, que tem como objetivo identificar, premiar e disseminar projetos e programas bem-sucedidos do Ministério Público brasileiro”, disse.
O PandoraSpeech é um dos três finalistas na categoria “Tecnologias disruptivas ou emergentes”. Conforme explicou o gestor do projeto, o promotor de Justiça do MPPB, Alberto Cartaxo, a ferramenta tem auxiliado bastante a compreensão de audiências, pois agiliza a análise e a transcrição de áudios e vídeos.
Segundo ele, o PandoraSpeech permite, por exemplo, que, após a transcrição dos áudios, o usuário baixe o arquivo e, em seu computador, faça uma pesquisa textual, trazendo maior qualidade às peças jurídicas que mencionam trechos de testemunhos e interrogatórios. Permite ainda a automatização de diversos processos, como a transcrição de áudios de interceptações telefônicas e WhatsApp, facilitando a análise do conteúdo destes tipos de mídias.
O prêmio
O Prêmio CNMP 2024 foi instituído pela Resolução 94/2013. Seu objetivo é dar visibilidade aos projetos do MP brasileiro que se destacaram na concretização dos objetivos do Planejamento Estratégico Nacional, por contribuírem para a melhoria da eficiência institucional e dos serviços prestados à sociedade. A premiação é destinada a membros e servidores da instituição.
Nesta edição, foram inscritos 651 projetos das unidades e ramos do Ministério Público, cadastrados no Banco Nacional de Projetos (BNP). Entre eles, 45 semifinalistas foram selecionados, e, posteriormente, 27 finalistas, sendo três para cada uma das nove categorias: Investigação e inteligência; Persecução cível e penal; Integração e articulação; Transversalidade dos direitos fundamentais; Fiscalização de políticas e recursos públicos; Diálogo com a sociedade; Governança e gestão; Sustentabilidade; e Tecnologias disruptivas ou emergentes. A classificação será anunciada durante a premiação.
Lançamento MP Digital
Além da entrega do prêmio, a cerimônia marcará o lançamento da plataforma MP Digital, instrumento previsto na Resolução CNMP 276/2023, que institui a Política Nacional do MP Digital. O objetivo é impulsionar a inovação e promover a integração entre as unidades e ramos do Ministério Público.
O espaço disponibilizará produtos e serviços voltados à otimização do compartilhamento de informações e ao fortalecimento da atuação conjunta, com o intuito de promover maior eficiência, economia e resultados positivos para a sociedade.
Veja as iniciativas finalistas.
Com Ascom do CNMP