Acessibilidade  |      

MPPB é palestrante em evento internacional sobre aplicação da IA na lei

MPPB é palestrante em evento internacional sobre aplicação da IA na lei

O Ministério Público da Paraíba foi um dos conferencistas da 5ª Reunião Global sobre Inteligência Artificial para Aplicação da Lei (5th Global Meeting on Artificial Intelligence for Law Enforcement), promovida pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), Polícia Federal do Brasil, Fundação Justiça pela Ciência e Instituto Inter-regional de Pesquisa de Crime e Justiça das Nações Unidas (Unicri). O evento internacional realizado no Brasil entre os dias 26 e 28 deste mês de agosto reuniu, em Curitiba, profissionais da lei, especialistas e inovadores de vários setores, que vieram explorar os avanços mais recentes em IA e seus impactos na aplicação da lei. 

O MPPB contribuiu com a troca de experiências por meio do Núcleo de Gestão do Conhecimento (NGC). Em sua palestra, o promotor de Justiça Alberto Cartaxo falou sobre as facções criminosas presentes no Brasil, os principais tipos de crimes impulsionados pelos meios digitais e a atuação do Ministério Público da Paraíba para combatê-los. Extorsão, lavagem de dinheiro por bets e fintechs e fraudes em relações amorosas foram alguns dos exemplos destacados por ele. “Foi uma excelente oportunidade para compartilhar a experiência do Ministério Público do estado da Paraíba no combate ao crime organizado com outros países. Do mesmo modo, foi bastante interessante conhecer as melhores experiências que estão sendo desenvolvidas em outras instituições e na iniciativa privada”, afirmou o promotor.

Durante a Reunião Global, os participantes tiveram acesso a apresentações de oradores especialistas, workshops, painéis de discussão, oportunidades de networking e demonstrações de tecnologia. O objetivo do evento era fornecer reflexão sobre as tendências e desenvolvimentos tecnológicos, legais e políticos emergentes e os desafios da aplicação da lei e ameaças relacionadas à IA, além de soluções práticas para alguns dos problemas mais urgentes no trabalho da polícia atualmente.

Aprofundar a compreensão do papel e da relevância da inteligência artificial na comunidade de aplicação da lei, compartilhar conhecimento e promover a colaboração entre agências de aplicação da lei, indústria privada e academia para aproveitar a IA na prevenção de crimes e investigações criminais têm sido um caminho para melhorar a segurança pública. E discutir essa temática também ajuda a moldar o futuro do uso da IA na atividade policial.

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb