MPPB, OAB e Polícia Civil unem forças contra golpe do falso advogado

O Ministério Público da Paraíba, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPPB), faz parte de um esforço concentrado contra um golpe que tem se tornado comum no Brasil e na Paraíba: o do falso advogado. Já são mais de 2.500 denúncias registradas no país até agosto deste ano, segundo o Conselho Federal da OAB.
Diante desta realidade, Gaeco do MPPB, Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB/PB) e Polícia Civil da Paraíba uniram forças no combate a esse crime. Uma reunião nesta terça-feira (16) entre representantes do MP e da OAB/PB tratou da parceria entre as instituições.
Na estratégia de cooperação, o Gaeco participa com a experiência e as ferramentas de inteligência, que chegam como aliadas da polícia no aprofundamento das linhas investigativas para chegar aos golpistas. A OAB encaminha as denúncias que recebe à polícia e orienta a população com iniciativas como a cartilha que ensina a identificar o golpe, se proteger e quem procurar, caso seja uma vítima. Trabalhando juntos, MPPB, OAB e PC ficam mais fortes na missão de proteger a sociedade.
O golpe
Os estelionatários, se passando por advogados ou representantes de escritórios jurídicos, entram em contato por ligação telefônica ou aplicativos de mensagem e solicitam depósitos antecipados de valores para pagamentos de supostas custas ou despesas processuais. As vítimas acabam acreditando nas mensagens falsas, porque os golpistas citam muitos detalhes reais de processos judiciais, conseguidos por meio de consulta pública em sites oficiais. Após roubar o dinheiro das vítimas, eles desaparecem, deixando prejuízo e trauma para quem foi lesado.
Como se proteger
Caso receba uma mensagem ou ligação suspeita, verifique sempre a veracidade do conteúdo com o seu advogado, pelo número que você tem registrado na sua agenda. Se possível, fale pessoalmente.
Você também pode consultar a autenticidade da pessoa que entrou em contato, para saber se é mesmo um profissional de advocacia, no site da OAB/PB (www.oabpb.org.br).
Desconfie de pedidos de pagamentos antecipados.
E, se for vítima do golpe, registre um Boletim de Ocorrência. A Polícia Civil tem uma delegacia virtual (www.delegaciaonline.pc.pb.gov.br) e o Disque Denúncia 197, que podem ser usados para denunciar crimes cibernéticos.