A Corregedoria-Geral do Ministério Público da Paraíba realiza, nesta quarta-feira (4), uma inspeção ordinária nas Procuradorias de Justiça e na Assessoria Técnica e Jurídica do Procurador-Geral de Justiça. Os trabalhos estão sendo realizados na Diretoria de Apoio Funcional e contam com o auxílio de quatro procuradores.
Na abertura da inspeção, o corregedor-geral do MPPB, procurador Alcides Jansen, destacou que a inspeção contribui para a transparência do Ministério Público. “Não estamos imunes a falhas e sempre devemos buscar o aperfeiçoamento e o aprimoramento do nosso trabalho. O 2º grau do MP abre as portas para o órgão de controle interno comprovar a efetividade do trabalho ministerial”, disse.
O secretário-geral do MPPB, Carlos Romero Lauria Paulo Neto, representou o procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, e disponibilizou o apoio da Administração Superior do MP para a inspeção. “Confiamos no trabalho da Corregedoria que desempenha esse papel importante de controle interno. Estamos nos colocando à inteira disposição para o que for necessário”, ressaltou.
O coordenador da Assessoria Técnica do PGJ, João Arlindo Corrêa Neto, também destacou que é um momento de transparência para a instituição e para o cidadão que vê a qualidade do trabalho do Ministério Público.
Quatro procuradores de Justiça foram indicados pelo Colégio de Procuradores para auxiliar a Corregedoria na inspeção: José Roseno Neto, Doriel Veloso Gouveia, Francisco Sagres e Vasti Cléa Marinho. Os trabalhos estão sendo secretariados pela promotora-corregedora Fabiana Lobo.
O procurador Francisco Sagres disse que a correição no 2º grau da instituição é importante para tornar o trabalho mais eficiente e efetivo e também dá igualdade com a 1ª instância. Já o procurador Doriel Veloso Gouveia enalteceu a iniciativa da Corregedoria e afirmou que a fiscalização torna mais transparente a atuação do MPPB. Para o procurador José Roseno, as inspeções são oportunas porque, a partir delas, as Procuradorias evoluíram. Esta é a terceira inspeção consecutiva que a Corregedoria realiza no 2º grau. A procuradora Vasti Cléa enfatizou que as inspeções são um passo da Corregedoria no viés do aperfeiçoamento funcional.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB