Atividades se iniciam por Remígio, Picuí, Cuité e Barra de Santa Rosa
O período de fiscalizações programadas para 2015 nas unidades do Ministério Público da Paraíba (MPPB) tem início na próxima semana, começando pelos municípios localizados nas Regiões do Brejo e do Curimataú do estado. Remígio, Picuí, Cuité e Barra de Santa Rosa serão as quatro primeiras cidades a serem visitadas pela nova equipe da Corregedoria Geral do MPPB.
Os trabalhos começam na segunda-feira (2) com uma inspeção na Promotoria de Justiça de Remígio. “Toda a equipe da Corregedoria deverá estar presente. É o início das atividades de fiscalização e a presença de todos os integrantes é uma forma de apresentação da nova equipe para os colegas”, informa o promotor de Justiça Antônio Hortêncio Rocha Neto, um dos três promotores-corregedores auxiliares do MPPB. Com uma população de 18 mil habitantes, Remígio está localizada a 57 quilômetros da capital paraibana.
“Nessas visitas, os objetivos da Corregedoria não são somente para fiscalizar e conferir a regularidade das unidades, mas serve também como forma de enaltecer o trabalho dos promotores, dando visibilidade às suas ações, às suas boas práticas, para que sirvam de referência aos demais colegas”, ressalta Antônio Hortêncio, lembrando que, já na terça-feira (3), ocorrerá a segunda visita de fiscalização, com uma inspeção na Promotoria de Justiça de Picuí (município paraibano localizado a 250 quilômetros de João Pessoa e com uma população de pouco mais de 18 mil habitantes).
A Corregedoria Geral do MPPB tem como corregedor-geral o procurador de Justiça Luciano de Almeida Maracajá. Ainda compõem a equipe, além de Antônio Hortêncio, a procuradora de Justiça Vasti Cléa Marinho Costa Lopes Vasti Cléa, como subcorregedora-geral; e os promotores de Justiça Francisco Paula Ferreira Lavor e Leonardo Pereira de Assis, como promotores-corregedores auxiliares.
Na quarta-feira (4), a equipe da Corregedoria Geral do MPPB estará em Cuité, município paraibano com 20 mil habitantes e situado a 235 quilômetros da capital, João Pessoa. Em Cuité está programada uma correição e uma audiência pública. Na quinta-feira (5), os corregedores estarão realizando uma inspeção na Promotoria de Justiça de Barra de Santa Rosa. Com 15 mil habitantes, a cidade está localizada a 135 quilômetros da capital paraibana.
A Corregedoria Geral do Ministério Público é um órgão orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta dos membros do Ministério Público. Entre suas atribuições está realizar inspeções e correições de interesse do Ministério Público, inclusive nas Procuradorias de Justiça; fazer recomendações, sem caráter vinculativo, a órgão de execução; e instaurar sindicância e processo administrativo disciplinar contra membro da Instituição, podendo aplicar a pena de advertência.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB