Segunda edição do “Hackfest contra a Corrupção” é aberta pelo MPPB
“Estamos fazendo história”. Com esta frase, o procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, abriu, na noite desta sexta-feira (7) o “Hackfest contra a Corrupção”, no auditório da Central de Aulas da Universidade Federal da Paraíba, destacando a importância do evento para a sociedade paraibana.
Bertrand Asfora destacou ainda, no seu discurso, que a tecnologia muda a alma do ser humano e que a humanidade vive a maior revolução de sua história. Ele enfatizou ainda que o propósito, com a realização do Hackfest, é colocar o Ministério Público e os órgãos parceiros na vanguarda do pensamento. “Estamos construindo um caminho novo e um importante instrumento de controle dos recursos públicos”.
O 'Hackfest Contra a Corrupção' está sendo realizado por meio do Núcleo de Gestão do Conhecimento do MPPB em parceria com o Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba e o Laboratório de Transparência Pública da Universidade Federal da Paraíba (LabTransp/UFPB), Controladoria-Geral da União (CGU), Controladoria-Geral do Município de João Pessoa e com o apoio da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP).
Para o coordenador do Núcleo de Gestão do Conhecimento do MPPB, promotor Octávio Paulo Neto, os participantes do evento estão dando uma demonstração de cidadania e civismo ao cederem seu tempo para melhorar o tempo das outras pessoas.
Participaram da abertura o presidente do Instituto de Desenvolvimento da Paraíba (Idep), professor João Marcelo, que representou a reitora da UFPB, Margareth Diniz; o chefe da CGU na Paraíba, Gabriel Aragão; o juiz federal Emiliano Zapata; e o chefe da Controladoria do Município, Severino Queiroz.
Hackfest
Cerca de 60 estudantes de cursos de Ciência da Computação (ou áreas afins), Direito, Ciências Contábeis e Gestão Pública da UFPB participam, durante o evento, de uma competição em que o principal objetivo é o desenvolvimento de aplicativos contra o mau uso do dinheiro público. No sábado (8) e domingo (9), no horário das 9h às 22h, a competição acontecerá no Laboratório de Inclusão Digital do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da UFPB.
O 'Hackfest', também chamado de hack day ou codefest, é uma maratona de programação na qual hackers se reúnem por longos períodos, com o objetivo de explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, além de discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou até mesmo de hardware. Por ser um evento público, a maratona dá visibilidade e transparência a essas atividades, além de divulgar os novos produtos gerados.
O primeiro 'Hackfest Contra a Corrupção' deste ano foi realizado no mês de agosto, nas dependências do MPPB em Campina Grande, em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Na oportunidade, a equipe Enquadrados foi a vencedora. O evento foi realizado por meio do Núcleo de Gestão do Conhecimento do MPPB e com o apoio da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP).