Acessibilidade  |      

Hackfest: participantes destacam importância do uso da tecnologia no controle social

Representantes de órgãos parceiros do MPPB na realização do 'Hackfest Contra a Corrupção' destacaram, na abertura do evento, a importância da tecnologia para o controle social. O hackfest foi aberto pelo Ministério Público da Paraíba na noite desta sexta-feira (7) no auditório da Central de Aulas da Universidade Federal da Paraíba.

Para o presidente do Instituto de Desenvolvimento da Paraíba (Idep), da UFPB, professor João Marcelo o hackfest permite aos participantes pensar estratégias para o protagonismo do cidadão. “Empoderar o cidadão para conhecer os gastos públicos é uma das funções da universidade”, disse.

Ele ressaltou ainda a importância a integração multidisciplinar na construção de ferramentas de controle social.

O professor Rommel Freire, do Curso de Ciências Contábeis da UFPB, ressaltou que, para haver controle social, não é necessário apenas os dados mas também existe a necessidade de fazer o cidadão participar e o desenvolvimento de ferramentas é importante nesse sentido.

 

Já o chefe da CGU na Paraíba, Gabriel Aragão, disse que, devido ao número reduzido de auditores no Brasil, a participação da sociedade é fundamental para a transparência e controle dos gastos públicos. Ele apresentou exemplos de como o controle social já possibilitou uma melhor utilização dos recursos públicos.

O Hackfest acontece até o próximo domingo (9), no Laboratório de Inclusão Digital do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da UFPB, reunindo cerca de 60 estudantes para o desenvolvimento de aplicativos e ferramentas de controle social.

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */