Mais duas parcerias são firmadas para a 3ª edição do 'HackFest contra a Corrupção'
O Ministério Público da Paraíba firmou mais duas parcerias para a realização da 3ª edição do 'HackFest contra a Corrupção', programada para acontecer no período de 9 a 11 de junho, no Espaço Cultural José Lins do Rego, na capital paraibana.
A primeira parceria foi com a Safernet, organização não governamental, sem fins lucrativos, que reúne cientistas da computação, professores, pesquisadores e bacharéis em Direito com a missão de defender e promover os direitos humanos na Internet.
Segundo o diretor de Educação da Safernet, Rodrigo Nejm, será promovido um workshop sobre segurança na internet durante o HackFest. Ele destacou que a organização já vem há bastante tempo trabalhando com ações de combate aos crimes contra os direitos humanos na internet.
O diretor explicou ainda que a organização vai trabalhar, nessa parceria com o HackFest, com o fortalecimento das denúncias de crimes cibernéticos; educação para a cidadania digital, principalmente com relação aos direitos e deveres na internet e convite os educadores para conscientização.
Outra importante parceria foi firmada com o Instituto de Auditores Internos do Brasil que ofertará apoio de forma institucional por meio da Diretoria de Treinamentos e Eventos. O Instituto é a entidade que congrega os profissionais de Auditoria Interna do país e é afiliado do IIA Global com sede no Estados Unidos e tem a missão de promover o valor e disseminar o papel do auditor interno no âmbito dos setores público e privado.
Hackfest
Em 2016, o MPPB realizou, de forma pioneira, duas edições do ‘HackFest de Combate à Corrupção’. A primeira delas ocorreu em agosto, nas dependências da sede do MPPB em Campina Grande, em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A segunda, no mês de outubro, foi realizada com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.
A terceira edição do ‘HackFest Contra a Corrupção’, que será realizada em junho, terá uma dimensão maior do que as edições anteriores. Além da Maratona de Programação, eventos paralelos serão promovidos no Espaço Cultural, como a Maratona de Publicidade, palestras para a sensibilização de empresários da tecnologia da informação, expositores de tecnologia da informação, a Feira Contra a Corrupção, palestras e oficinas, mostra de cinema, o Food Truck Park, exposição e concursos de desenho, teatro infantil e contação de histórias, Ludo de Crianças, Cidadania no Trânsito.
Os estudantes serão distribuídos nas equipes em dois eixos masters: um terá como campo de trabalho a participação social e avaliação dos serviços públicos; e outro vai enfocar a gestão dos recursos públicos.