Acessibilidade  |      

Estudantes do IFPB participam de mobilização para o HackFest 2017

A coordenação da 3ª edição do “HackFest Contra a Corrupção 2017” do Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) realizou, na tarde desta segunda-feira (22), mais uma mobilização com a participação dos alunos da área de tecnologia do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Foram ministradas duas palestras, no auditório do instituto, convidando os estudantes a participarem do evento que ocorre no período de 09 a 11 de junho na Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), em João Pessoa.

Na primeira palestra, o representante da Controladoria Geral da União (CGU), Rodrigo Paiva, falou sobre a importância do evento e como o uso da tecnologia avançada pode gerar conhecimento para o enfrentamento à corrupção pelo controle social. “É preciso estimular a participação da população nesse controle junto com os órgãos públicos para que possamos diminuir a corrupção no nosso país, e a melhor forma de ampliar essa participação é utilizando ferramentas de tecnologia da informação, é isso que chamamos de controle social”, enfatizou Rodrigo.

Já o professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Nazareno Andrade, divulgou o HackFest falando sobre os recursos da tecnologia e como ter novas ideias para criar ferramentas de combate à corrupção.

O 'HackFest Contra a Corrupção' trata-se de um evento tecnológico do Ministério Público da Paraíba com o propósito de se remeter ao combate direto à corrupção, entendida como uma das principais causas para o desencadeamento da pobreza e miséria social no país. Dentre as parcerias do MPPB para a realização das edições do HacFest estão as universidades, a Controladoria Geral da União, a Controladoria Geral do Município de João Pessoa, a Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), a Rede Paraíba de Comunicação (Jornal da Paraíba), entre outros.

O evento é baseado na mobilização coletiva de profissionais e estudantes de diversas áreas correlatas à gestão pública e seus artefatos, como Tecnologia da Informação, Contabilidade, Administração, Direito etc. Os esforços são sempre em conjunção de esforços para o desenvolvimento e produção de soluções tecnológicas avançadas, como aplicativos ou jogos, que atuem na promoção do controle e conscientização social quanto aos gastos públicos.

Para a realização do HackFest 2017, o MPPB conta com a parceria da Controladoria Geral da União (CGU); do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê); do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB); da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); do Laboratório Analytics, da UFCG; do Governo da Paraíba; do Banco do Brasil; e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Apoiam o evento, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio de sua Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF); a Rede Paraíba de Comunicação (Jornal da Paraíba); o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud); a Associação Paraibana do Ministério Público (APMP); o Instituto Não Aceito Corrupção; a Associação dos Servidores do Ministério Público da Paraíba (ASMP-PB) e Sindicato dos Servidores do Ministério Público da Paraíba (SindSemp-PB); o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade); e o Tribunal de Contas da União (TCU).

Ainda apoiam o HackFest, a Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid); a Universidade Federal da Paraíba (UFPB); o Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia da Paraíba (IFPB); o Contas Abertas; a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe); o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); o Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IAIB); a ong SaferNet; o Instituto de Educação Superior da Paraíba (Iesp); a Serenata de Amor (Garoto); a ong Transparência Internacional; e a Controladoria Geral do Município de João Pessoa.

E mais: a Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC); o Sindicato dos Profissionais de Auditoria do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (SindContas-PB); a Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB); a Controladoria Geral do Estado (CGE); o Instituto Soma Brasil; o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União; o Porto Digital Parque Tecnológico; e o Exército Brasileiro (EB).

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */