Hackfest está alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, destacam palestrantes
A oitava oficina ministrada dentro da programação do Hackfest 2017 abordou a metodologia e organização do evento, mostrando como o Hackfest está alinhado à agenda dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). A oficina teve como facilitadoras a analista do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Inalda Beder, e a assistente para a Agenda 2030, e Amanda Lima. O evento ocorre no Espaço Cultural, em João Pessoa.
Segundo Inalda Beder, o objetivo da oficina foi mostrar com o foi pensado, criado e desenvolvido o Hackfest 2017. “Queremos mostrar como foi a ideia de juntas diversos parceiros em prol de uma causa comum, que é o combate à corrupção”, disse.
A analista ressaltou o alinhamento do evento com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. “Essa agenda da ONU foi assinada por 193 países, entre eles o Brasil. São 17 objetivos e um deles, o 16, trata exatamente de instituições eficazes e uma das metas é o combate à corrupção como meio para chegar ao desenvolvimento”.
Ela informou ainda que a agenda vai de 2015 a 2030. “O objetivo da oficina é discutir com quem idealizou e implementou o Hackfest e como se transformou em modelo que pode ser aplicado em outros estados ou municípios”, complementou Inalda.
Para a assistente Amanda Lima, essa nova agenda da ONU traz um horizonte de mudanças. “Em si, é uma teoria global e, como tudo que é global, torna-se real no local, na cidade, na ponta”.
Amanda Lima assevera que o Hackfest mostra como essa agenda pode ser implementada. “A ação do Hackfest está conectada com essa agenda, com as metas de combate à corrupção. É uma agenda ambiciosa e que só será possível de ser realizada através da tecnologia, da inovação. São 17 objetivos, é muito ampla, e traz esse desafio de a gente pensar não somente nos problemas mas em problemas holísticos. E a tecnologia permite fazer isso. Tenho certeza de que o pessoal que está trabalhando não está pensando somente em corrupção mas também em educação, em saúde, em saneamento básico”, concluiu.
A oficina contou ainda com a participação do promotor Octávio Paulo Neto, coordenador do Núcleo de Gestão do Conhecimento e Segurança Institucional (NGCSI),do Ministério Público da Paraíba, e do diretor administrativo do MPPB, Marcos Vinícius Cesário, que falaram sobre a organização do Hackfest 2017.
Objetivos de desenvolvimento sustentável
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.
São eles: erradicação da pobreza; fome zero; boa saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água limpa e saneamento; energia acessível e limpa; emprego digno e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; vida de baixo d'água; vida sobre a terra; paz, justiça e instituições fortes; parcerias em prol das metas.