Corregedoria-Geral abre correição em Alagoa Grande com reunião pública
A Corregedoria-Geral do Ministério Público da Paraíba iniciou a correição ordinária na Promotoria de Alagoa Grande, nesta quarta-feira (10/04). A atividade foi marcada com uma reunião pública, com a presença de autoridades e representantes dos moradores da região. A correição também abrange o posto de atendimento do MPPB em Alagoinha, que está sendo inspecionado nesta quinta-feira.
A correição segue o calendário anual de correições e inspeções estabelecido pelo órgão da administração superior responsável pela orientação e fiscalização das atividades funcionais e da conduta dos membros do Ministério Público.
A reunião aconteceu pela manhã, na sede da unidade ministerial correicionada, e contou com a presença de prefeitos, vereadores, secretários, conselheiros tutelares e representantes da rede de apoio social de todos os municípios integrantes da comarca.
A corregedora-geral do MPPB, a procuradora de Justiça Vasti Cléa Marinho da Costa Lopes, destacou que o diálogo mantido naquele momento almejava fortalecer a parceria do serviço prestado pelo órgão ministerial, assim como identificar questões que demandam maior atenção por parte da atuação do Parquet.
Os participantes ressaltaram o trabalho desenvolvido pelo 1º promotor de Justiça de Alagoa Grande, João Benjamim Delgado Neto, enfatizando a priorização do diálogo e o empenho na busca por soluções extrajudiciais. Eles também pontuaram que são comuns aos municípios daquela região problemas envolvendo evasão escolar; dependência em álcool e drogas; violação aos direitos de crianças, adolescentes e idosos e dificuldade de abrigamento para crianças e adolescentes. Ainda destacaram a necessidade do desenvolvimento de ações que envolvam famílias em estado de vulnerabilidade social.
Diante das circunstâncias relatadas pelos presentes, a promotora corregedora, Cristiana Ferreira Moreira Cabral de Vasconcellos, orientou que os problemas que se repetem na localidade podem ser solucionados através do trabalho consorciado entre os municípios que integram a Comarca de Alagoa Grande.
Já o promotor de Justiça João Benjamim, agradeceu aos elogios da comunidade, esclarecendo que foram ajuizadas ações e estão sendo desenvolvidos projetos com vistas a sanar os problemas apontados durante a reunião. Além disso, asseverou que as demandas a respeito das quais tomou conhecimento apenas naquela ocasião, seriam objeto de exame pelo Ministério Público.
Os promotores corregedores Clistenes Bezerra de Holanda e Francisco Lianza Neto também participaram da reunião. Os trabalhos da Corregedoria-Geral continuaram no período da tarde com o exame dos feitos judiciais e extrajudiciais. Também foi feita uma visita à Instituição de Idosos de Alagoa Grande.
Durante a manhã desta quinta-feira, a Corregedoria-Geral também esteve no posto de atendimento do MPPB, em Alagoinha, de atribuição do 2º cargo da Promotoria de Justiça de Alagoa Grande. Atualmente, o promotor de Justiça Antônio Barroso de Pontes Neto exerce a função cumulativa.