Acessibilidade  |      

Corregedoria-Geral faz inspeções nas Promotorias de Gurinhém, Mari e Sapé

A Corregedoria-Geral do Ministério Público da Paraíba realizou, esta semana, inspeções e correições nas Promotorias de Justiça de Gurinhém, Mari e Sapé. Nas três unidades, o órgão iniciou o trabalho através de reuniões com os promotores de Justiça locais e representantes da rede social para saber quais são os principais problemas enfrentados pela população e que precisam de uma atuação mais incisiva do Ministério Público. Dificuldades para exercer o direito à saúde e violações aos direitos de idosos, crianças e adolescentes foram as principais reclamações.

Participaram das reuniões a corregedora-geral Vasti Cléa Marinho da Costa Lopes; os promotores-corregedores, Cristiana Ferreira Moreira Cabral de Vasconcellos e Francisco Lianza Neto; o juiz da comarca de Gurinhém, Glauco Coutinho Marques, e as promotoras de Justiça, Jaine Aretakis Cordeiro Didier (Gurinhém), Simone Duarte Doca (Mari), Caroline Freire Monteiro da Franca e Paula da Silva Camillo (Sapé).

A corregedora-geral defendeu a importância do diálogo entre os membros do MPPB e os representantes da sociedade. “A interação mantida durante as reuniões revela os problemas mais recorrentes e os anseios da comunidade, permitindo uma atuação pontual e eficiente por parte dos promotores de Justiça”, explicou.

Em Gurinhém, a principal reclamação da população está relacionada aos serviços de saúde, sobretudo à dispensação de medicamentos pelo poder público. Em Mari e Sapé, a população reclamou da violação de direitos de idosos, crianças e adolescentes. No primeiro município também foi destacada a necessidade de regularizar a natureza jurídica da Casa de Passagem. Em Sapé, os moradores falaram sobre a necessidade de um estudo para a instalação de uma instituição de longa permanência para idosos no município.

Os trabalhos correicionais também contaram com o exame de feitos judiciais e extrajudiciais e com visitas da equipe da corregedoria-geral à Associação Voluntária dos Idosos de Mari (Avim), à Casa de Acolhida Maria Soledade Muniz de Sá e ao Presídio Regional, localizados no município de Sapé.

Reconhecimento - Conforme informou a corregedora-geral, a reunião realizada na Promotoria de Sapé foi encerrada de forma emocionante, com o reconhecimento dos profissionais da rede de apoio social ao trabalho desenvolvido pela promotora de Justiça Juliana Couto, na defesa da Criança e do Adolescente. “A representante do MPPB foi muito elogiada. Ela plantou uma semente e deixou como legado a consciência de que o trabalho cooperativo é o caminho a ser percorrido para a solução dos conflitos sociais”, disse.

 

 

 

 

 

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */