Servidores de promotorias da 4ª microrregião concluem capacitação promovida pelo MPPB
Terminou, nesta sexta-feira (23/10), a segunda capacitação ministrada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) a servidores e assessores da instituição que atuam em promotorias de Justiça da 4ª microrregião, polarizada no município de Patos, no Sertão. Cerca de 50 pessoas participaram do evento, que foi ministrado ao longo da semana por integrantes da Corregedoria-Geral, Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), através da plataforma de videoconferência Zoom.
O evento organizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) tratou de temas institucionais relevantes, como ferramentas do sistema MPVirtual, padronização de atividades da secretaria e taxonomia. Segundo a coordenadora do Ceaf, a promotora de Justiça Renata Luz, a capacitação atende solicitação da Corregedoria-Geral do MPPB.
A chefe do cartório da Promotoria de Justiça de Piancó, Sheila Maciel de Melo, participou do curso e ressaltou a importância dele para a qualificação do serviço prestado à sociedade. “O curso de capacitação promovido pela instituição foi de grande valia a todos os servidores e membros, pois contribuiu para o crescimento profissional dentro deste órgão, no qual fazemos parte. Com isso, nosso trabalho torna-se mais eficiente, refletindo na qualidade do serviço prestado à população”, disse.
O assessor de Promotoria, Josenaldo de Medeiros Gomes Filho, que também trabalha na Promotoria de Justiça de Piancó, avaliou positivamente o evento. “Ante a abrangência extremamente importante do curso ministrado, refletindo diretamente na atividade prática de assessores e servidores, não restam dúvidas acerca da valia de tudo que nos foi exposto, bem assim, do quanto essa capacitação nos ajudará a desempenhar de uma forma ainda mais eficiente as nossas funções. Só nos resta agradecer a preocupação e empenho de todos os envolvidos em nos proporcionar essa semana tão rica de detalhes e informações que nos levará ao crescimento profissional do nosso ambiente de trabalho”.
Palestras
A capacitação foi ministrada pelo promotor corregedor, Clístenes Bezerra de Holanda, e pelos servidores Daniel Falcão (Ditec) e Jonatha Vieira (Seplag). O promotor-corregedor explicou que, durante as correições realizadas pela Corregedoria-Geral, a partir de 2019, em órgãos ministeriais de todo o Estado, percebeu-se a necessidade da realização da capacitação em relação à taxonomia, a tramitação de procedimentos, à observância dos prazos e a outras questões que estão ligadas ao impulsionamento resolutivo. “Percebemos um certo desconhecimento, ou um esquecimento, sobre alguns atos normativos do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que impactava diretamente na atuação dos servidores e isso refletia na tramitação dos procedimentos. Montamos essa capacitação para que seja o mais pragmática possível, um diálogo com os servidores, que podem tirar dúvidas e falar de suas dificuldades”, destacou.
Jonatha Vieira falou sobre os macro processos que estão acontecendo no MPPB e que, segundo ele, “sugerem a necessidade de um novo olhar para problemas e soluções, colocando as pessoas como ponto central de todo o diálogo institucional”. Foram abordadas questões relacionadas ao acesso da população por meio do Protocolo Eletrônico e projetos inovadores a serem desenvolvidos pelo Núcleo de Inovação. Outro assunto discutido foi o Núcleo de Bem-Estar, órgão criado para desenvolver um trabalho focado na qualidade de vida, na saúde física e mental de membros e servidores.
Daniel Falcão, por sua vez, abordou questões relacionadas à virtualização dos processos. Ele fez uma apresentação do sistema de informação do MPPB, o MPVirtual, mostrando suas funcionalidades. Também mostrou como está organizada a taxonomia dos procedimentos, como consultar e como funciona as classes, os assuntos e os movimentos, que estão padronizados em nível nacional e precisam ser classificados de forma correta.