Corregedoria-Geral retoma atividades presenciais nas correições
A Corregedoria-Geral do Ministério Público da Paraíba retomou, esta semana, na Promotoria de Justiça de Campina Grande, as atividades correicionais presenciais com a realização de entrevistas com os promotores de Justiça correicionados. As correições ocorreram no cargos de 24º a 28º, 30º e 31º promotor de Justiça de Campina Grande, que atuam nas áreas da família e da violência doméstica.
As entrevistas foram realizadas na quarta e quinta-feiras (6 e 7/10), e foram conduzidas pelo corregedor-geral, Alvaro Gadelha; pela subcorregedora-geral, Kátia Rejane Lucena; e pelos promotores corregedores Anne Emanuelle Malheiros, Rodrigo Pires e Clístenes Holanda.
Foram entrevistados os promotores de Justiça Berlino Estrela, Carla Simone Gurgel, Ernani Lucas Menezes, Ismânia Pessoa, Rhomeika Porto, Gláucia Campos, Júlia Cristina do Amaral e Luciara Moura.
O corregedor-geral, Alvaro Gadelha, destacou a importância da retomada. “Existe uma necessidade premente do retorno da atividade presencial por uma razão muito simples: sabemos que a pandemia está regredindo e não podemos deixar de reconhecer a importância do promotor estar presente no meio social, de estar no momento em que o problema aparece. O que queremos registrar é que o promotor de Justiça na sua promotoria vai dar aquilo que já vem sendo construído, ou seja, a compreensão para a população de que tem alguém que pode trabalhar por ela de forma mais próxima”.
Alvaro Gadelha falou ainda sobre os avanços com as correições virtuais e o novo formato que será usado a partir de agora. “Enquanto a pandemia predominava, fizemos as correições virtuais. Foi um trabalho efetivo e tivemos avanços razoáveis. Agora é a hora da forma híbrida. Não vamos caminhar de forma presencial integralmente; estaremos com as entrevistas presenciais. Queremos esse contato com o promotor, queremos sentir como se encontra o promotor, e naturalmente, trazer esse alento para a sociedade como um todo que vai ter representante do Ministério Público à sua disposição para dar maior proteção. Esse é o nosso objetivo e a Corregedoria, de hoje em diante, vai trabalhar nesse patamar”, explicou.
Todos os promotores registraram, nas entrevistas, a satisfação de receber os membros da Corregedoria-Geral na Promotoria e agradeceram pelo retorno ter se iniciado pela Promotoria de Campina Grande.
Desde maio de 2020, a CGMP vinha realizando somente correições virtuais em razão da pandemia de covid-19. Com o avanço da vacinação e a melhora no quadro epidemiológico no Estado, o órgão decidiu pelo retorno.