Membros da CGMP e da PGJ recebem integrantes do Conselho de Corregedores-Gerais
Anfitriões e visitantes conversam sobre a boa expectativa sobre a 129ª reunião ordinária do colegiado nacional que começa nesta quinta-feira
Membros da Corregedoria-Geral do Ministério Público (CGMP) e a Procuradoria-Geral de Justiça da Paraíba (PGJ) receberam, na manhã desta quinta-feira (13/10), integrantes do Conselho Nacional de Corregedores Gerais do Ministério Público dos Estados e da União. O encontro ocorreu a menos de três horas do início da 129ª reunião ordinária do conselho, que o MPPB sediará até a manhã desta sexta-feira. Os representantes do MP falaram da expectativa positiva em relação à reunião na qual serão tratados assuntos importantes que devem nortear a atuação e posicionamentos do Ministério Público brasileiro.
Os visitantes foram recebidos pelo corregedor-geral, Álvaro Gadelha; pelo procurador-geral, Antônio Hortêncio Rocha Neto; pelos membros do Colégio de Procuradores de Justiça, Janete Ismael, Francisco Sagres, José Roseno Neto (2º subprocurador-geral) e Aristóteles de Santana Ferreira (ouvidor), além dos promotores de Justiça corregedores, Clístenes Holanda e Anne Emanuelle Malheiros. O grupo deu as boas-vindas aos presidente e vice-presidente do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais, Cláudio Wolf Harger e Celso Jerônimo de Souza, e aos promotores corregedores, Matheus Gonçalves Sobral e Aluildo de Oliveira Leite.
No encontro, que aconteceu no gabinete do corregedor-geral do MPPB, os membros do Ministério Público Brasileiro conversaram sobre alguns temas que vêm suscitando debates e que devem ser tratados na reunião nacional, como o uso de ferramentas tecnológicas, que complementam e dinamizam o trabalho do MP, mas não dispensam a presença dos promotores nas comunidades; as consequências sociais, de comportamento e mentais da pandemia de covid-19 na atuação do Ministério Público; e a importância de um posicionamento seguro e apartidário e de uma atuação sábia e eficaz, a despeito de preferências pessoais, dos membros do Ministério Público no atual momento eleitoral.
Álvaro Gadelha e Antônio Hortêncio ressaltaram a parceria existente entre a CGMP e a PGJ no comando e na orientação aos membros do MPPB, que foi elogiada pelo presidente do Conselho Nacional dos Corregedorias, o qual destacou a importância dessa parceria interna para somar e fortalecer a instituição. O procurador Cláudio Wolf Harger, que é membro do MP de Rondônia, também demonstrou satisfação ao testemunhar “o jeito verdadeiro como tratavam as questões importantes do Ministério Público e a afinidade institucional entre os membros da CGMP e da PGJ”.
O grupo foi unânime em dizer que o sentimento e a expectativa era de que a reunião nacional, que será iniciada logo mais, será um momento marcante para o MP brasileiro. Veja AQUI a programação do evento.