Corregedor-geral do MPPB é eleito secretário do CNCG
O corregedor-geral do Ministério Público da Paraíba, procurador de Justiça Alvaro Gadelha Campos, foi eleito por aclamação como secretário do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNCG), para o mandato 2022/2023, durante a 130ª reunião, que está ocorrendo em Belo Horizonte, Minas Gerais, nestas quinta e sexta-feira (01 e 02/12).
A nova diretoria do CNCG será composta pelos corregedores-gerais, Cleonice de Souza Lima (Bahia), como presidente; Álvaro Pereira (Acre), como vice-presidente; e Gustavo Modenesi Martins da Cunha (Espírito Santo), como 2º vice-presidente.
O corregedor Alvaro Gadelha destacou a alegria de compor a nova diretoria do CNCG e a importância para o estado. “Isso é uma grande vitória para a Paraíba, por ser um estado pequeno e está agora entre os maiores que irão compor a nova diretoria do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais”, afirmou.
Durante esta quinta, também houve a realização de palestra pelo procurador de Justiça do MPMG Gregório Assagra de Almeida, que falou sobre Unidade Institucional e os Desafios das Corregedorias na Avaliação da Resolutividade. Em seguida, o corregedor-geral do MPMG, Marco Antonio Lopes de Almeida, apresentou o “Modelo de acompanhamento do estágio probatório dos membros”, com destaque para o módulo “Café com a Corregedoria”.
Programação
Na programação desta sexta-feira, haverá uma palestra com os promotores de Justiça do MPMG, Carlos Eduardo Ferreira Pinto, Felipe Faria de Oliveira e Francisco Generoso. Eles falarão sobre “Tragédias ambientais: a atuação do MP nos desastres de Mariana e Brumadinho”.
Em seguida, haverá a outorga de medalhas ao coordenador do Comitê Ministerial de Defesa dos Direitos das Vítimas do CNMP, Marcelo Weitzel Rabello de Souza; ao procurador de Justiça do MPSC, Ivens José Thives de Carvalho; e ao corregedor-geral MPMS, Sílvio César Maluf.
A programação da 130ª reunião do CNCG será encerrada com uma visita ao Centro Estadual de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor).