CGMP encerra correição em Monteiro, Sumé e Serra Branca
A Corregedoria-Geral do Ministério Público da Paraíba (CGMP) encerra, nesta sexta-feira (21) a correição ordinária nas promotorias de Justiça de Monteiro, Sumé e Serra Branca, no Cariri paraibano. No início desta semana (segunda e terça-feira), a equipe do órgão esteve nesses municípios, realizando entrevistas com os membros e visitas a três instituições no município de Monteiro.
Os trabalhos estão sendo realizados pelo corregedor-geral, Francisco Antônio de Sarmento Vieira, e pelos promotores corregedores, Ana Caroline Almeida Moreira, Carlos Romero Lauria Paulo Neto e Lúcio Mendes Cavalcante, que está substituindo o promotor Eny Nóbrega de Moura Filho.
A equipe ouviu os promotores de Justiça Bruna Marcela Nóbrega Barbosa Lima (de Monteiro), Paulo Ricardo Alencar Maroja Ribeiro (Sumé) e Leonardo Cunha Lima de Oliveira (Serra Branca).
De acordo com o corregedor-geral, Antônio Sarmento, nessas entrevistas, são identificadas as demandas dos membros nos municípios nos quais atuam e em relação à infraestrutura e às condições de trabalho. Também são fornecidas orientações necessárias para o melhor desempenho de suas atribuições, uma vez já realizada análise dos trabalhos na semana anterior, pelos sistemas MPvirtual e PJE.
Visitas a instituições
Já as visitas às instituições são feitas com o objetivo de ter um recorte do trabalho realizado fora da promotoria em atendimento direto à população. Desta vez, foram visitadas a Casa de Acolhimento São Sebastião, entidade que acolhe oito crianças e adolescentes; o Centro de Convivência de Idosos Iracema Azevedo Menezes, instituição de longa permanência onde residem 32 idosos; e a Cadeia Pública Mário Soares Mendonça, que atende toda a região polarizada por Monteiro.
A equipe da CGMP foi recebida pelos respectivos gestores, que apresentaram as dependências das instituições e explicaram o seu funcionamento. Os membros da Corregedoria anotaram suas constatações para inclusão no relatório de correição.
Próximas correições
De acordo com o calendário da CGMP, as próximas correições ordinárias acontecerão nos dias 12 a 16 e 19 a 23 de agosto, nas promotorias de Justiça de Campina Grande, Queimadas, Boqueirão e Umbuzeiro. Este ano, já foram realizadas correições em nove promotorias, abrangendo 19 órgãos de execução.