Acessibilidade  |      

MPPB participa de diretoria do Fórum Paraibano de Ouvidorias

O Fórum Paraibano de Ouvidorias (Fopo) realizou, nesta quarta-feira (4), a escolha de sua nova diretoria para o biênio 2014-2015. A escolha ocorreu em reunião realizada no auditório do Ministério Público da Paraíba. A professora Marlene Ramalho, ouvidora da Facene/Famene, é a nova coordenadora-geral do Fopo e o procurador de Justiça Doriel Veloso Gouveia, ouvidor do MPPB, é o coordenador-ajunto.

 

A diretoria também é integrada pelo secretário-geral, o vereador Marmuthe Cavalcanti, ouvidor da Câmara Municipal de João Pessoa, pelo secretário-adjunto, Bira Delgado, ouvidor da Fundação Espaço Cultural, pelo coordenador da assistência jurídica, Francisco Carlos Firmino, da Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho, e da coordenadora-ajunta da assistência, Gabriela Freitas de Siqueira, ouvidora da Secretaria de Administração Penitenciária.

 

A professora Marlene Ramalho falou que seu objetivo à frente da coordenação é dar continuidade às metas estabelecidas desde a origem do Fopo, em 16 de março de 2011. “Vamos desenvolver atividades para aglutinar mais ouvidores, principalmente das instituições privadas, pois já temos boa participação dos ouvidores das instituições públicas e também queremos dar mais visibilidade ao fórum”, informou.

 

Ela ressaltou que a implantação de ouvidorias fortalece as ações de mudanças nas instituições que resultam em melhores serviços aos usuários. “O fórum serve exatamente para alimentar os ouvidores para que desenvolvam atividades que ampliem a ouvidoria e garanta a cidadania dos usuários”, disse.

 

O ouvidor do MPPB, Doriel Veloso, afirmou que recebeu com alegria sua indicação à coordenador-adjunto e que essa atuação no Fopo é muita significativa para o Ministério Público por participar do processo de valorização das ouvidorias que estão se expandindo no país. “É uma realidade e uma necessidade a implantação de ouvidorias nos organismos públicos e privados”, comentou.

 

A ex-coordenadora-geral, Tânia Brito, ouvidora-geral do Estado, destacou a riqueza da experiência acumulada nesses primeiros anos de funcionamento do fórum. Segundo a ouvidora, o fórum surgiu para motivar, aglutinar e educar.

 

Ela falou sobre o I Encontro Paraibano de Ouvidorias Públicas e Privadas, ocorrido em julho, no MPPB, que teve a participação do professor Rubens Pinto Lyra. “Nós o homenageamos como coordenador emérito pela contribuição para a difusão das ouvidorias e para o fortalecimento da participação democrática e controle social não só na Paraíba, mas em todo o país”, disse.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb