Acessibilidade  |      

MPPB sedia reunião do Fórum de Ouvidorias Públicas e Privadas e lança revista sobre a manifestação dos cidadãos

O Ministério Público da Paraíba sediou, nesta quinta-feira (5), a reunião do Fórum de Ouvidorias Públicas e Privadas da Paraíba (Fopo) com a participação de ouvidores de diversos órgãos públicos e privados do Estado. O evento ocorreu no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça.

 

Durante o evento, o ouvidor-geral do MPPB, procurador Doriel Veloso, fez o lançamento da revista “A Manifestação Cidadã no Ministério Público da Paraíba” que traz um relatório estatístico e analítico das manifestações feitas pela população paraibano no segundo semestre de 2012 e em 2013.

O ouvidor-geral declarou que o Ministério Público está operando em todos os recantos da Paraíba em prol da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. O procurador Doril Veloso destacou ainda que a ouvidoria do MP é uma porta aberta para a participação dos cidadãos paraibanos.

A coordenadora do Fopo, professora Marlene Ramalho, destacou que o fórum tem tido êxito em aglutinar as ouvidorias públicas e privadas do Estado, bem como de fomentar a criação delas em órgãos que ainda não as possuem. “O fórum está fazendo com que as ouvidorias passem a ter visibilidade, troquem experiências e acrescentem conhecimento”, disse.

O procurador-geral, Bertrand Asfora, disse que o Ministério Público está de portas abertas para receber o Fopo. Ele ressaltou o trabalho realizado pela Ouvidoria-Geral do MPPB e informou que o aplicativo da instituição para tablets e smartphones que utilizam o sistema Android possui um link para o formulário da ouvidoria.

 

Apresentação

Durante a reunião, a assessoria da ouvidoria, Jacinta de Lourdes Silva apresentou as ferramentas disponibilizadas pela Ouvidoria do MPPB para a participação da sociedade, que são o formulário eletrônico, a carta, o telefone, urnas espalhadas pelas Promotorias do Estado, por e-mail e através de audiência pessoal.

Ela explicou, passo a passo, como se dá o trâmite das manifestações dentro do órgão e como são feitas as respostas ao cidadão. A servidora informou ainda que o sistema do formulário eletrônico da Ouvidoria, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação do MPPB, está disponível para outros órgãos que queiram utilizá-lo.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb