1ª eleição on-line da história do MPPB. Doriel Veloso: “Me sinto com disposição permanente para atender a todos”
O procurador de Justiça Doriel Veloso Gouveia é um dos quatro candidatos a ouvidor do Ministério Público da Paraíba para o biênio 2016/2017, na primeira eleição totalmente eletrônica da história da instituição, que acontece nesta quarta-feira (29), das 8h às 16h, quando os 217 membros do MPPB (promotores e procuradores de Justiça), aptos ao pleito, poderão votar de forma on-line (via computador ou celular, através da extranet - extranet.mppb.mp.br) de onde estiverem, sem precisar se deslocar para a sede da instituição, em João Pessoa.
“Eu não falo em motivar no tempo passado. Eu falo em motivar sempre no tempo presente, pois me sinto com disposição permanente para atender a todos os que me procuram para uma orientação, para o encaminhamento de uma demanda, qualquer que seja ela”, diz o procurador Doriel Veloso em relação ao que lhe motivou a colocar seu nome à disposição na disputa pela Ouvidoria do MPPB.
Em relação ao papel que deve desempenhar o ouvidor no Ministério Público, Doriel Veloso lembra que o ouvidor é a garantia posta à disposição do cidadão para abrigar toda a sorte de manifestação deles e promover o andamento junto aos órgãos do Ministério Público, acompanhando até o final, com resposta positiva ou negativa.
“Não pode é o cidadão ficar sem uma resposta, nem o órgão do Ministério Público ficar sem conhecimento de algo que possa estar no conjunto de suas atribuições. É claro que o cidadão pode ter contato direto com o representante do Ministério Público, mas também ele pode optar e buscar a Ouvidoria, onde ele é sempre bem-vindo, como assim nas Promotorias de Justiça”, ressalta o procurador candidato.
Destacando que a Ouvidoria do Ministério Público recepciona reclamações oriundas da sociedade, Doriel Veloso fala sobre como ele pretende ampliar o diálogo com a população, caso seja o escolhido para ocupar o cargo de novo ouvidor, lembrando, também, que ele já passou pela Ouvidoria por outras duas vezes. “Nós estivemos na Ouvidoria já, pelo tempo de quatro anos consecutivos, dois mandatos, portanto. Mantivemos, durante esse tempo, à disposição do cidadão e dos membros do Ministério Público vários canais de comunicação, sempre abertos e funcionando a contento”.
E continua Doriel: “Acho que é sempre possível aprimorar esses canais, para o fim de que as interlocuções aconteçam em maior número e em maior qualidade. Acho, também, que a presença física do Ouvidor, em seu gabinete, como fizemos nas audiências concedidas, ajuda na consecução de bom funcionamento dos canais de comunicação, podendo e devendo ser ampliada pelas audiências públicas”.
Para o procurador Doriel Veloso, observar como deve ser realizado da melhor forma o processo de avaliação das ações recebidas na Ouvidoria é um ponto de fundamental importância, dentro do processo participativo em geral e, especialmente, em matéria de Ouvidoria. “O resultado de suas ações há de passar por um processo de discussão, de debate intenso, para que a gestão possa retirar dos relatórios do ouvidor (relatórios estatísticos e relatórios analíticos), meios de avaliação que contribuam efetivamente para a formação e execução de políticas públicas e sociais, mormente no que tange à defesa pelo zelo aos direitos assegurados ao cidadão, na Constituição Federal”, destaca.
Doriel Veloso Gouveia nasceu em João Pessoa, no Bairro de Oitizeiro. Filho de comerciantes (Milton Veloso da Cruz Gouveia e Adelita Veloso Gouveia), sempre estudou em escola pública. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1975. É membro do MPPB desde 1977, destacando-se, em sua atuação, passagem de 14 anos na Corregedoria Geral, como promotor corregedor.
Foi subprocurador-geral de Justiça, ouvidor por dois mandatos e, atualmente, exerce as funções como 7º procurador de Justiça Cível junto à 3ª Câmara Cível e à 2ª Seção Especializada do Egrégio Tribunal de Justiça. Casado com Maristela Sobreira de Carvalho Gouveia, tem três filhos: Doriel Filho, Doriella e Diara.