Ouvidoria do MPPB realiza audiência pública em Umbuzeiro

A Ouvidoria do Ministério Público da Paraíba realizou, nessa quarta-feira (20/03), uma audiência pública no Fórum da Comarca de Umbuzeiro para ouvir os principais reclames da população. O evento contou com a participação de 65 pessoas, entre cidadãos, representantes do poder executivo municipal, vereadores, conselheiros tutelares, secretários municipais, chefes religiosos e policiais militares, que se utilizaram do plenário para fazerem suas reivindicações.
A audiência pública foi conduzida pelo ouvidor do MPPB, procurador de Justiça Aristóteles de Santana Ferreira, e teve a participação da ouvidora substituta, procuradora de Justiça Sônia Maria de Paula Maia; e da promotora de Justiça de Umbuzeiro, Sandremary Vieira de Melo Agra Duarte.
Iniciando o evento, o ouvidor Aristóteles Santana fez os agradecimentos e saudações iniciais, realizando, em seguida, alguns esclarecimentos sobre a audiência pública e o trabalho desenvolvido pela Ouvidoria do Ministério Público do Estado da Paraíba. Em seguida, os membros componentes da mesa também realizaram suas considerações iniciais.
O tema de maior destaque na audiência pública foi a qualidade dos serviços oferecidos pela Cagepa, através do fornecimento de água sem o tratamento adequado, principalmente nos municípios de Aroeiras, Natuba, Gado Bravo e Santa Cecília, ocasionando vários transtornos para a população local.
Ainda foram debatidos outros assuntos como melhorias no sistema de regulação de saúde estadual, haja vista a demora demasiada de atendimento médico; reajuste do salário dos conselhos tutelares dos municípios de Aroeiras, Natuba, Gado Bravo e Santa Cecília; inserção do Serviço Família Acolhedora nas cidades da comarca; melhorias na segurança pública, mais precisamente na estrada que liga as cidades de Natuba e Santa Cecília (PB-150), tendo em vista a ocorrência de frequentes assaltos nesse trecho; melhorias no funcionamento do Disque 190; desenvolvimento de políticas relacionadas à educação no trânsito; a problemática do grande número de animais soltos nas estradas, causando diversos acidentes; e deficiência nos serviços prestados pela Energisa.
Durante a audiência, o servidor Glebson Robério Souza explicou os mecanismos de acesso pela população à Ouvidoria do MPPB para apresentação de suas manifestações. O servidor também esclareceu que todas as manifestações devem vir com a maior quantidade de informações possíveis e que todas terão os devidos encaminhamentos aos órgãos de execução. Por fim, informou que todos os contatos da Ouvidoria estavam disponíveis no material que havia sido disponibilizado.
A próxima audiência pública da Ouvidoria do MPPB será realizada no dia 10 de abril, às 10h, no município de Sumé, na sede da Secretaria Municipal de Saúde .