Acessibilidade  |      

Começa eleição para ouvidor do MPPB; acesse sistema aqui

Começa eleição para ouvidor do MPPB; acesse sistema aqui

Começou, às 8h desta sexta-feira (28/06), a votação para a escolha do novo ouvidor do Ministério Público da Paraíba, no biênio 2024-2026. Entre promotores e procuradores de Justiça, estão aptos a votar 217 membros da instituição. A eleição on-line acontecerá até às 16h com o objetivo de confirmar a escolha do único candidato concorrendo ao cargo, o procurador de Justiça José Guilherme Lemos. Após o encerramento, o sistema eletrônico (clique AQUI para acessar) apresentará o resultado do pleito.

A Comissão de Acompanhamento da Eleição - formada pelo procurador de Justiça, Francisco Paula Ferreira Lavor (presidente) e pelos promotores de Justiça, Cláudio Antônio Cavalcanti e Francisco Lianza Neto - reuniu-se no início da manhã, na sala de sessões dos colegiados, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, onde foi montado um ponto de votação para quem estiver de passagem pelo local. O procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, acompanhou o início dos trabalhos da comissão, desejando uma eleição tranquila e participativa.

O presidente da comissão, Francisco Lavor, falou da expectativa para o pleito: "A ouvidoria é hoje, indiscutivelmente, um grande canal de interlocução entre a sociedade e o Ministério Público. Dr. Aristóteles (de Santana Ferreira) termina o seu segundo mandato de muito trabalho, de excelente resultado, de relatórios estatísticos apresentados aos órgãos da administração superior na forma regimental, com números consideráveis com a realização de audiências públicas. Dizer da competência do Dr. Guilherme (Lemos) é desnecessária, todos nós conhecemos. É dedicado, é vocacionado. Tenho certeza que ele vai trazer alguma inovação. Em nome da comissão, nós conclamamos todos os colegas para que compareçam a um terminal eletrônico de qualquer lugar e exerçam o exercício do voto no Ministério Público da Paraíba. Apesar de ser um candidato único, nós que defendemos sempre a democracia, que cobramos democracia na casa dos outros, nós temos a obrigação, o dever de exercer a democracia na nossa casa, em toda a sua plenitude. E a democracia não se exerce sem o exercício do voto". 

O candidato
O procurador de Justiça José Guilherme Soares Lemos é natural de João Pessoa e ingressou na carreira do Ministério Público em 27 de junho de 1994, como substituto em Alagoinha. Ainda foi promotor em Sousa, Campina Grande e João Pessoa. Como promotor, assumiu vários cargos no Ministério Público,  sendo o último de coordenador do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial. Tornou-se procurador em junho de 2023 e, atualmente, é o diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf/MPPB). 

Guilherme Lemos deve suceder o procurador de Justiça Aristóteles Santana, atual ouvidor do MPPB, que está no cargo desde 29 de julho de 2020. 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */