Acessibilidade  |      

Planejamento Estratégico: Plenária define objetivos e iniciativas estratégicas para a instituição

Membros do Ministério Público da Paraíba definiram, em plenária realizada na manhã desta sexta-feira (10), os dez Objetivos Estratégicos e os cinco Temas Para Iniciativas Estratégicas de 2017 da instituição. A plenária, promovida pela Secretaria de Planejamento e Gestão do MPPB, ocorreu no auditório da sede da Procuradoria-Geral de Justiça.

Foram escolhidos como objetivos estratégicos de atuação do Ministério Público para o período 2017-2021 os seguintes temas: saúde pública; proteção a crianças e adolescentes; combate à corrupção; violência doméstica e familiar contra a mulher; defesa do direito à educação; defesa do meio ambiente, da segurança hídrica e saneamento básico; segurança pública; proteção à pessoa idosa e à pessoa com deficiência; sistema prisional; e enfrentamento às drogas.

Desses 10 temas, cinco foram selecionados para as inciativas estratégicas, que são os projetos que serão desenvolvidos pela instituição especificamente em 2017. Segundo o secretário de Planejamento e Gestão do MPPB, promotor Clístenes Holanda, todos os anos os membros do MPPB vão escolher cinco temas para as iniciativas estratégicas.

A plenária foi aberta pelo 2º subprocurador-geral, Valberto Lira, que representou o procurador-geral de Justiça, Bertrand Asfora. Também participaram a procuradora Kátia Rejane Lira Lucena e o secretário-geral do MPPB, promotor João Arlindo Corrêa Neto.

O secretário de Planejamento explicou todo o processo por que passou o planejamento estratégico do MP até a plenária. Na primeira etapa, (realizada em outubro do ano passado, com a disponibilização de formulários eletrônicos por um período de 15 dias), os promotores de Justiça apresentaram 77 temas como propostas prioritárias para o Plano Geral de Atuação do MPPB em 2017. Desses 77, os 15 mais votados foram levados para as consultas públicas.

Foram realizadas 17 consultas públicas em todo o Estado onde os representantes da sociedade de cada local votaram em até dez desses 15 temas. Esses dez temas escolhidos pelos representantes de diversos segmentos sociais foram levados à plenária para votação dos promotores, que escolheram os objetivos estratégicos.

Foram realizadas consultas públicas em Conceição (9 de fevereiro), Piancó (8 de fevereiro), Sousa (7 de fevereiro), João Pessoa (13 de dezembro), em Guarabira (12 de dezembro), Campina Grande (7 de dezembro), Cuité (6 de dezembro), Juazeirinho (5 de dezembro), Pombal (1º de dezembro), Princesa Isabel (30 de novembro), Patos (29 de novembro), Catolé do Rocha (24 de novembro), Cajazeiras (23 de novembro), Aroeiras (17 de novembro), Monteiro (16 de novembro), Mamanguape (10 de novembro) e Itabaiana (8 de novembro).

 

Projetos

 

De acordo com Clístenes Holanda, escolhidos os cinco temas que serão prioritários em 2017, o próximo passo do Planejamento Estratégico é a formatação dos projetos estratégicos para 2017, que serão definidos dentro desses cinco temas selecionados para o ano.

A Seplag programou para este mês de março outros três eventos para a construção do Mapa Estratégico 2017-2021. Serão três eventos do Grupo de Trabalho para a construção de Iniciativa Estratégica, com a participação de procuradores e promotores de Justiça que se inscreverem durante a Plenária. Eles serão realizados nos dias 20, 24 e 27 de março, em locais ainda a serem definidos.

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */