Acessibilidade  |      

Conselho Nacional discute o papel da audiência pública para as correições

O procurador de Justiça que atualmente exerce o cargo de corregedor-geral do MPPB, Paulo Barbosa de Almeida, falou sobre a importância das audiências públicas nas correições. A palestra foi ministrada na última sexta-feira (13), durante o 62º encontro do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNCGMPEU).

Segundo ele, a audiência pública “é importante para promover o entrosamento entre a sociedade e o Ministério Público”, além de representar um instrumento capaz de legitimar o trabalho dos promotores e procuradores de Justiça. “Somos uma instituição visceralmente ligada à democracia e é importante que o Ministério Público trabalhe em sintonia com a expectativa popular para satisfazer o que a sociedade quer e espera de nós e nada melhor do que a audiência pública para captar isso”, disse.

Barbosa explicou a forma de trabalho da Corregedoria do MPPB. “As correições são anunciadas com 30 dias de antecedência e não só o promotor de Justiça é avisado; convidamos para as audiências o juiz, os presidentes das Associações Comunitárias, prefeitos, conselheiros tutelares... Usamos a rádio local da sede da Comarca para convidar a população a participar da audiência pública, que tem que ser resolutiva. Ela não pode se limitar à mera troca de opiniões. Dela devem sair conclusões que vão subsidiar a solução de um problema”, defendeu.


O vice-presidente do CNCGMPEU e procurador-corregedor do MP de São Paulo, Antônio de Pádua Bertone Pereira, falou sobre a importância da regionalização das audiências públicas. Já os corregedores do MP do Pará, Ubiragilda Silva Pimentel; do MPF, Ela Weicko Castilho; e do Mato Grosso, Edmilson Pereira, também destacaram a importância das audiências públicas para subsidiar o trabalho das corregedorias.

 

Próximo encontro


A cada dois meses, os corregedores dos MPs se reúnem para trocar experiências. A próxima reunião do CNCGMPEU será nos dias 7 e 8 de outubro, em Goiânia. A data foi divulgada durante o encerramento do 62º encontro do CNCGMPEU, realizado em João Pessoa nos dias 12 e 13 de agosto.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb