A Promotoria da Saúde de João Pessoa realizou, nesta quinta-feira (17), uma inspeção no Hospital Padre Zé e constatou um atendimento de excelente qualidade aos pacientes. O hospital é é mantido por uma entidade filantrópica, sendo referência em clínica médica e oferece suporte nas áreas de oncologia, psiquiatria e geriatria.
De acordo com o promotor de Justiça da Saúde, João Geraldo Barbosa, o complexo hospitalar apresenta excelente estrutura física e modernos equipamentos. “A iluminação de emergência e os extintores estavam em condições adequadas. Só não há gerador o que pode ser resolvido com doações da iniciativa privada”, disse.
O promotor informou que o setor de psicologia funciona a contento e a farmácia é exemplar. “Os remédios controlados, por exemplo, são acondicionados em armários individuais e fechados com acesso somente pela farmacêutica que trabalha no local. Além disso, os setores de radiologia, ultrassonografia e eletrocardiograma funcionam muito bem. O laboratório conta com equipamentos modernos, a cozinha possui telas de proteção contra insetos nas janelas”, afirmou.
Quanto à higiene, o promotor João Geraldo disse que a Vigilância Sanitária considerou adequada. “As roupas hospitalares, depois de lavadas e passadas, são embaladas e sacos lacrados e individuais. Não só os pacientes, como também os acompanhantes possuem roupa hospitalar. Cada paciente tem direito a cinco refeições diárias e o acompanhante, a três”, disse o promotor.
Ele informou ainda que o único problema encontrado foi o não funcionamento da Comissão de Controle da Infecção Hospitalar (CCIH). “Isso acontece por que médica responsável pela comissão foi devolvida ao órgão de origem a pedido. O hospital apresentou há cerca de três meses um caso da bactéria KPC que foi notificado à Secretaria de Saúde e resolvido de acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde”, explicou.
João Geraldo destacou o exemplo de excelência do hospital. “Por ser um hospital filantrópico é um exemplo para as demais unidades de saúde. Ele é inteiramente custeado com verbas do SUS e com doações e possui uma organização não encontrada em outras unidades, mostrando que querer é poder. Além do mais, o hospital possui licença de funcionamento expedida pela Vigilância Sanitária”, concluiu.
A inspeção também contou com a participação de outros órgãos de fiscalização como os Conselhos Regionais de Medicina, Farmácia, Enfermagem, Odontologia, Serviço Social, Fisioterapia, Psicologia e Nutrição, além da Vigilância Sanitária. O Corpo de Bombeiros não compareceu.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB