Acessibilidade  |      

Eleições para conselheiros tutelares são discutidas em audiência

 

A Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da Capital realizou, na manhã desta quinta-feira (31), uma audiência pública para discutir o processo eleitoral dos Conselhos Tutelares. Em maio, será realizada eleições para conselheiros tutelares nas regiões Mangabeira e Praia, em João Pessoa.


O evento aconteceu no auditório da Procuradoria Geral da Justiça, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-JP), a Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes da Paraíba (Remar) e Coordenadoria da Infância e da Juventude/Tribunal de Justiça (Coinju/TJ-PB).


O Grupo de Trabalho “Direitos humanos, criança e adolescente”, do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), órgãos que fazem parte do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente (como o Juizado da Infância), o Fórum Estadual da Infância e Juventude e a Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa também participaram do evento que teve como objetivo esclarecer a comunidade sobre as atribuições e o papel dos Conselhos Tutelares e sobre o processo eleitoral para a escolha dos conselheiros.

 

Deliberações

 

Várias foram as reivindicações feitas durante a audiência pública para garantir que as eleições para conselheiros tutelares nas regiões Mangabeira e Praia ocorram de forma tranquila e sem irregularidades. De acordo com a promotora da Infância e Juventude, Soraya Escorel, ficou decidido que serão realizadas audiências públicas para integrar, de forma participativa, a população no processo de escolha dos conselheiros.


Também foram discutidas a necessidade de alterar a lei para aprimorar o processo eleitoral dos conselhos tutelares e de realizar uma ampla divulgação das eleições. Para isso, deverá ser firmado um convênio com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que seja feita uma propaganda eleitoral gratuita. Outra medida aprovada na audiência foi a realização de entrevistas com os candidatos a conselheiros tutelares para que eles possam expor à população suas propostas.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb