Acessibilidade  |      

Aberta a 24ª reunião do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas

Evento ocorre na Estação CiênciaA 24ª reunião do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), que tem como presidente o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, foi aberta, nesta quinta-feira (7), em João Pessoa, com a presença do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Autoridades e mais de 300 promotores do Ministério Público da Paraíba e de outros Estados participam do evento, que acontece na Estação Ciência.

 

O presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), procurador Fernando Grella, destacou que o GNCOC foi criado pelo CNPG para propiciar a integração de todos os membros do Ministério Público brasileiro que atuam na repressão ao crime organizado, devido à natureza complexa das organizações criminosas.

 

“Nós, como guardiães da ordem jurídica, estamos trabalhando para buscar eficiência nas ações que já têm rendido excelentes resultados. Agora é preciso que o trabalho se estenda a outros órgãos para que possamos formar uma rede coordenada de combate às organizações criminosas”, disse o presidente do NCPG.

O procurador-geral de Justiça da Paraíba, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, ressaltou a necessidade de união, cooperação, planos e metas para chegar a resultados efetivos. “Estamos vivendo um momento único de crescimento no país. Mas é preciso inteligência, cooperação, integração para as políticas de segurança”, declarou.

Oswaldo Trigueiro Filho destacou ainda que a reunião do GNCOC é um grande intercâmbio onde estão sendo discutidas estratégias e ação e busca de soluções  para o problema da criminalidade. Ele informou também que está sendo criada a Escola Nacional de Capacitação do Grupo que vai distribuir conhecimento sobre inteligência.

Em relação à parceria com o Ministério da Justiça, o procurador-geral disse que uma meta do GNCOC é nivelar as estruturas de inteligência dos Estados e que, para isso, será feito um relatório sobre as condições estruturais a ser encaminhado ao Ministério da Justiça para futuros projetos de implantação de laboratórios tecnológicos.

O governador Ricardo Coutinho enfatizou a necessidade de uma política nacional de segurança pública que invista em inteligência, informação e articulação, para combater efetivamente o aumento nos índices de violência, especialmente no número de homicídios.

Também fizeram parte da mesa de abertura o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Abraham Lincoln, os senadores Vital do Rego e Lindberg Farias, o deputado Luiz Couto, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo, a procuradora-chefe substituta da Procuradoria da República na Paraíba, Ilia Freire, o presidente da OAB/Seccional Paraíba, Odon Bezerra, o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Cesar Mattar, o presidente da Associação Paraibana do MP, Amadeus Lopes.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb