O Ministério Público da Paraíba, a Universidade Estadual da Paraíba e a Fundação Universitária de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Furne) assinaram um termo para cessão do acervo de obras Assis Chateaubriand, que está sob a guarda da Furne, ao Museu de Artes da UEPB. O termo foi assinado, nesta terça-feira (24), pelo procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, pelo promotor Clístenes Holanda, pela reitora da UEPB, Marlene Alves e pelo presidente da Furne, José Ataíde da Silva.
O promotor Clístenes Holanda informou que havia uma divergência entre a UEPB e Furne quanto ao acervo e a Promotoria das Fundações de Campina foi acionada para intermediar um acordo. O acordo foi fechado em reunião ocorrida na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no início do mês. “Quem ganha com isso é a população de Campina Grande que ganha acesso ao acervo num espaço com segurança e conforto”, disse o promotor.
O convênio estabelece que acervo, que está sob a guarda da Furne, ficará sob responsabilidade da UEPB pelos próximos cinco anos, com possibilidade de renovação da concessão por igual período. Haverá o empréstimo de parte das obras do acervo, que é de 566 obras, para a Universidade.
O procurador-geral destacou o momento como de somatórios de interesses. “O acervo de tal importância pode ser exposto num local de tal magnitude, ganhando com isso a cultura da Paraíba. O Ministério Público faz seu papel de harmonizar, de fazer as partes se entenderem”, comentou Oswaldo Filho.
O presidente da Furne ressaltou a cooperação e participação de todos no acordo e classificou o momento como um ato histórico. “Vamos dar continuidade ao trabalho voltado para a população, contribuindo para o crescimento do Estado”, disse.
A reitora Marlene Alves destacou o momento como a superação do interesse público em relação aos interesses particulares. “É em respeito a todos que estamos aqui assinando esse termo. P acervo é um patrimônio do povo de Campina Grande e a Universidade vai cuidar com todo zelo desta valiosa herança deixada por Chateaubriand”, afirmou.
O evento foi prestigiado por diversas autoridades, entre elas os promotores Bertrand Asfora, Luis Nicomedes e Berlindo Estrela margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } -->e a coordenadora Programa de Fomento e Revitalização dos Museus da Paraíba, Silvia Cunha Lima.
Museu
Antes da assinatura, os participantes da solenidade fizeram uma visita a todas as instalações do Museu, projetado arquiteto Acácio Gil Borsoi. A estrutura do museu possui dois salões grandes, destinados a exposições permanentes, um salão para exposições temporárias, mezanino, sala de reuniões e biblioteca, tudo em ambiente climatizado e com sistema de combate a incêndios para proteção das exposições e acervos.
O acervo de Assis Chateaubriand tem 566 obras, algumas de artistas renomados, como Pedro Américo, Anita Malfatti e Cândido Portinari.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB