Traçar diretrizes de atuação do Ministério Público Eleitoral com enfoque especial nas inovações trazidas pela Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010) na Lei das Inelegibilidades (Lei Complementar 64/90). Esse é o objetivo do 1º Encontro de Promotores Eleitorais preparatório para as Eleições 2012, que será promovido pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Procuradoria Regional Eleitoral, na próxima segunda (2) e terça-feira (3) – na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na Capital paraibana.
“O enfoque especial será na questão das impugnações dos registros de candidaturas”, destacou o secretário da Procuradoria Regional Eleitoral, Paulo Lacerda. Outros dois encontros ainda serão promovidos até outubro.
O segundo acontecerá no dia 10 de agosto, nas dependências do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Na ocasião, será assinado um termo de cooperação entre o Banco do Brasil, o TCE, o Tribunal de Contas da União (TCU) e os Ministérios Públicos Estadual e Federal. Além disso, ainda nesse encontro, os órgão vão inaugurar a 'Sala de Monitoramento Eleitoral', no TCE. O novo ambiente dará suporte para o acompanhamento de todo e qualquer tipo de saque atípico das contas das prefeituras.
O último encontro está marcado para o dia 21 de setembro e deve ocorrer no Auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em João Pessoa. Nesta data será forcado, em específico, o dia das eleições e todos os trabalhos de monitoramento e acompanhamento do pleito entre as instituições envolvidas.
Programação
A abertura do 1º Encontro de Promotores Eleitorais, no dia 2, às 8h30, contará com a participação do procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, do presidente do TRE, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque e do procurador regional eleitoral, Yordan Delgado.
Em seguida, será ministrada a palestra “O papel do Ministério Público nas eleições”, pelo procurador da República e ex-procurador regional eleitoral, José Guilherme Ferraz, seguida por uma mesa-redonda com o procurador Yordan Delgado e com o promotor de Pernambuco, Francisco Dirceu de Barros – a mesa debaterá “Inelegibilidades e a Lei da Ficha Limpa”.
À tarde, serão formados grupos de estudos com 17 promotores e dois assessores de juízes membros do TRE para aprofundamento das inovações legislativas, doutrinárias e jurisprudenciais sobre a atuação do Ministério Público nas eleições. Os grupos se reunirão nos gabinetes dos juízes no TRE.
No segundo dia do evento, terça-feira (3), haverá uma exposição de material facilitador com modelos de peças aos promotores eleitorais. Logo após, os assessores de juízes membros do TRE Alexandre Basílio e Andreia Videiro vão conduzir uma palestra sobre propaganda eleitoral. Também serão apresentadas as conclusões dos grupos de estudos.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB