O Programa de Proteção a Criança e ao Adolescente Ameaçado de Morte (PPCAAM) deve ser implantado na Paraíba até novembro. A informação foi repassada pela Gerência Executiva de Apoio a Programas Governamentais da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano (SDH) ao Ministério Público da Paraíba, durante reunião realizada nesta terça-feira (25). Durante o encontro, a promotora Soraya Escorel, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Criança e do Adolescente, recebeu do gerente da SDH, Luiz Lianza, o plano de trabalho do programa.
Luiz Lianza informou que o plano de trabalho com a documentação exigida será encaminhado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O projeto que será enviado deverá ter recursos na ordem de R$ 750 mil, sendo R$ 650 mil de recursos federais e o restante de contrapartida do Estado e deverá atender 30 crianças e adolescentes ameaçados de morte na Paraíba.
A promotora Soraya Escorel disse ainda que, após a Secretaria de Direitos Humanos receber o projeto, ele será encaminhado para análise da Casa Civil da Presidência da República. Posteriormente, será elaborado o termo de convênio a ser assinado pelo governo do Estado e pela Ministra de Direitos Humanos. A expectativa é de que em novembro este convênio seja celebrado.
De acordo com a coordenadora do Caop da Criança, a Paraíba tem demanda necessária para a implantação do PPCAAM no Estado. “Estamos dialogando com a Secretaria, fomentando e cobrando o programa. O Ministério Público está atento à questão e tem interesse que o PPCAAM seja implantado aqui”, ressalta.
Soraya Escorel explicou que atualmente o programa funciona na Paraíba através do núcleo federal, em Brasília. Quando alguma criança ou adolescente procura o Ministério Público ou o conselho tutelar um relatório é enviado para o núcleo e uma equipe técnica vem de Brasília fazer a avaliação do caso. Segundo dados da Promotoria da Criança e do Adolescente de João Pessoa, até junho deste ano foram atendidos pelo PPCAAM 14 crianças e adolescentes no Estado. Com a implantação do programa em nível estadual, os atendimentos deverão aumentar.
Programa
O Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) foi criado em 2003, como uma das estratégias do Governo Federal para o enfrentamento do tema da letalidade infanto-juvenil. Instituído oficialmente em 2007, pelo Decreto 6.231/07, integrou a Agenda Social Criança e Adolescente, no âmbito do Projeto “Bem me Quer”. Outro marco para a proteção de crianças e adolescentes ameaçadas de morte foi a criação do Sistema de Proteção no PPA 2008-2011 e a vinculação do PPCAAM a este Sistema.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB