Foi aberta na manhã desta quinta-feira (04), na Procuradoria-Geral de Justiça Militar, em Brasília, a reunião do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC). O encontro se estende até esta sexta-feira (05) e conta com a presença de representantes de todos os Ministérios Públicos, estaduais e da União. O objetivo do evento é discutir os mecanismos de controle e de repressão ao crime organizado.
A reunião foi iniciada com a palavra do procurador-geral de Justiça Militar, Marcelo Weitzel, que ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo GNCOC para toda a sociedade. Marcelo Weitzel fez também comentários sobre os benefícios que as mudanças estruturais ocorridas no Grupo trarão para a efetivação dos trabalhos.
Em seguida o presidente do GNCOC, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, procurador-geral do Ministério Público do Estado da Paraíba, que ainda este mês assume a presidência da Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG), concentrou a sua exposição na apresentação do novo formato adotado pelo GNCOC. Fruto das discussões ocorridas nos últimos encontros, em Belo Horizonte e em São Paulo, o GNCOC terá agora três linhas de atuação: operacional, estrutural e a Escola Nacional de Qualificação.
“O GNCOC estava perdendo sua essência, não por culpa dos dos seus integrantes, mas em função do modelo utilizado. Com a reestruturação pretendemos retomar a característica resolutiva do Grupo, uma linha de atuação mais efetiva, mais próxima da sociedade”, justifica o presidente do GNCOC. O novo formato do Grupo já foi adotado na reunião desta quinta-feira. Finalizada a abertura oficial, os integrantes reuniram-se subdivididos em grupos: estrutural e operacional.
Na pauta do grupo operacional, discussões acerca dos temas: combate à corrupção; propostas de operações; e planejamento operacional. O grupo estrutural trabalhará com uma pauta mais específica: a definição de uma estrutura mínima para os GAECOs. Amanhã a reunião é geral, quando serão apresentados os resultados dos dois grupos.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB