Acessibilidade  |      

II Congresso Internacional de Direito do Consumidor começa nesta quinta

O ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), José Augusto Delgado, faz a palestra de abertura do II Congresso Internacional de Direito do Consumidor, nesta quinta-feira (8). Ele fará uma análise contemporânea da evolução da doutrina e da jurisprudência sobre o consumidor. O evento é promovido pelo Ministério Público da Paraíba e será aberto às 8h30 na Estação Ciência Cabo Branco, em João Pessoa.

 

Entre os palestrantes estão profissionais renomados do país e da Europa para falar sobre a proteção e a defesa do consumidor na sociedade de risco. O tema do congresso deste ano é “Proteção e defesa do consumidor na sociedade de risco – Vida, saúde e segurança com dignidade”.

 

De acordo com o promotor de Justiça do Consumidor que também é o diretor-geral da Fesmip, Francisco Glauberto Bezerra, o congresso internacional contará com posto médico, tradução simultânea e transmissão online em tempo real.

 

O evento tem o apoio do Ministério Público Federal, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério Público do Consumidor (MPCon), Procons do estado da Paraíba e do município de João Pessoa, Secretaria de Saúde de João Pessoa, Associação Portuguesa de Direito do Consumidor, Universidade de Granada, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Fesp e Unipê.

 

Programação

 

Após a palestra do ministro, a chefe da Senacon, Juliana Pereira da Silva, falará sobre a política nacional de saúde e segurança do consumidor. Ainda na quinta-feira, haverá palestras com o presidente da Associação Portuguesa de Direito de Consumo, Mário Frota, a diretora do Centro de Formação para Consumo de Coimbra, Ângela Maria Marini Simão Portugal Frota, o conselheiro técnico da Coordinación da Direção Geral da Policía e da Guarda Civil de Espanha, Jose Antonio Ávila Morete, além de promotores de Justiça que atuam em outros Ministérios Públicos estaduais e especialistas da USP, PUC-SP e Fundação Getúlio Vargas (FGV) também ministrarão palestras durante o evento.

 

O congresso internacional vai abordar vários assuntos, como a saúde suplementar, o crédito e superendividamento e as relações de consumo na internet. Representantes da Agência Nacional do Petróleo (ANP), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) apresentarão um painel sobre a prevenção de acidentes de consumo e a responsabilidade corporativa. Já o promotor de Justiça do Consumidor do MPPB, Francisco Glauberto Bezerra, falará sobre a obrigação de segurança das instituições financeiras.

 

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb