Acessibilidade  |      

Workshop em 2013 vai revisar o planejamento e realinhar o mapa estratégico do Ministério Público

A Gerência de Planejamento e Gestão (Geplag) do Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB), coordenada pelo promotor de Justiça Raniere Dantas, realizou na manhã desta segunda-feira (10) sua primeira reunião técnica preparativa para o 'Workshop de Realinhamento do Mapa Estratégico', a ser realizado nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1º de março de 2013. O evento servirá para a revisão do Planejamento Estratégico da instituição.

 

A reunião ocorreu na Sala de Sessões da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em João Pessoa, e contou com a participação, além de técnicos e assessores da Geplag, de representantes do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – promotora de Justiça Cristiana Ferreira de Vasconcelos, coordenadora; Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) – servidora Inês Cândido Borges da Silva Leite, diretora; Assessoria Militar – major Werton; Departamento de Serviços Gerais – servidora Inês Cândido Borges da Silva Leite, chefe; Assessoria de Imprensa – jornalista Jorge Rezende; Comissão de Licitação – servidor Juca martins, presidente; Cerimonial – Aldo Shuller; e Diretoria Administrativa – Leila Coutinho Vilhena, diretora.

Três palestras estão sendo programadas para os três dias do workshop. A primeira será com a conselheira Cláudia Chagas, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), promotora de Justiça do Distrito Federal (MPDF) e coordenadora do Planejamento Estratégico Nacional. A segunda palestra será com o desportista Lars Grael e a terceira com Paulo Sérgio, técnico do Ministério da Agricultura.

O workshop é voltado para todos os procuradores, promotores e servidores do MPPB e será realizado na capital paraibana em um local ainda a ser definido nos próximos dias pela Geplag. “Nosso Planejamento Estratégico foi previsto até 2016. Mas, como todo planejamento, ele precisa de reajuste, para tornar dinâmica a instituição, de forma que ela trabalhe de forma organizada. O Planejamento Estratégico jamais pode significar o engessamento da instituição”, ressalta o promotor de Justiça Raniere Dantas.

Em 2013, garante o coordenador da Geplag, será feita a revisão do Mapa Estratégico da instituição, que tem a seguinte visão para 2016: “Queremos ser reconhecidos como uma instituição forte e organizada, com credibilidade e efetiva capacidade de transformação social”. “Com a revisão do mapa, a ideia é que haja um alinhamento de todo o Ministério Público brasileiro, para que cada um deles direcionem suas ações para um mesmo norte”, completa Raniere Dantas, indagando: “O rumo que nós estamos é esse mesmo? Vamos precisar de algum reajuste?”. E ele mesmo responde: “Por isso a necessidade do realinhamento do nosso mapa estratégico”.

Após a revisão do Mapa, o coordenador adianta que haverá a discussão entre os promotores sobre que projetos eles vão querer que sejam efetivados no próximo ano. “A lógica é que a classe decida”, afirma Raniere. “Possivelmente vamos ter outro mapa e, a partir daí, sairão os projetos, quando alguns poderão ser repetidos, mas provavelmente a maioria será de novos projetos, até para darmos uma nova dinâmica ao Ministério Público”.

 

Cultura proativa

 

De acordo com o coordenador da Geplag, com o Planejamento Estratégico foi possível implantar uma cultura de um Ministério Público proativo. “Tínhamos fatos isolados (ações) de alguns promotores e com o planejamento a ideia foi manter a unidade do Ministério Público, tornando-o uma instituição forte. Não é o promotor 'a' ou o promotor 'b' que está endo proativo, mas sim a instituição sendo proativa”, explica.

Em relação aos atuais projetos do Planejamento Estratégico em andamento, Raniere Dantas destaca: “Tivemos um balanço positivo com o andamento de vários projetos, como o 'Nome Legal', permitindo que várias pessoas pudessem ter o nome de seus pais em seus registros; visitamos muitas escolas; várias unidades de saúde foram fiscalizadas; demos um incremento nas visitas às delegacias; a instalação de vários conselhos de idosos no estado; muitos municípios estão trabalhando já com usinas de compostagem... Tudo isso fruto do Planejamento Estratégico".

Ele também destaca o 'MP Virtual', começando pela Corregedoria Geral, como resultado do Plano Estratégico, assim como na parte referente à Assessoria de Imprensa da instituição, com a publicação de dois jornais mensais, o programa radiofônico semanal e, futuramente, com um informativo televisivo... “Tudo isso, graças a Deus, foi fruto do Planejamento Estratégico”, comemora.

O primeiro objetivo do Planejamento Estratégico, para Raniere Dantas, foi dar visibilidade ao mapa estratégico da instituição. “O que tem grande importância, já que qualquer pessoa, não só os membros e os servidores da instituição, podem ter conhecimento do que o Ministério Público vê como prioritário”.

 

A Gerência

 

A Gerência de Planejamento e Gestão (Geplag) foi instituída por ato do procurador-geral de Justiça em 8 de fevereiro de 2012, dentro da política proposta pela administração superior de tornar o Ministério Público da Paraíba reconhecido pela sociedade. O “pacto” foi anunciado pelo procurador-geral Oswaldo Filho em junho de 2011, para incentivar os procuradores, promotores de Justiça e servidores, durante uma reunião global de análise de desempenho do Planejamento Estratégico, que já vinha sendo desenvolvido desde o início daquele ano.

Foram 27 projetos que iniciaram o Planejamento Estratégico da instituição. A maior parte com atuação voltada aos anseios sociais, como em Cidadania ('Assegurar a Criação, Implantação e Funcionamento dos Conselhos Municipais de Idosos'); na área da Educação ('Fiscalização da Qualidade da Educação Básica nas Escolas Públicas da Paraíba'); Meio Ambiente ('Construção de Cidadania Sócio-Ambiental'), na área da Saúde ('Capacitação dos Conselhos Municipais de Saúde'; na área da Infância e Juventude ('Prioridade Absoluta' e 'Nome Legal'); entre outros.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb