Tem início, nesta quarta-feira (5), o I Curso de Gerenciamento de Crises promovido pelo Ministério Público da Paraíba, através do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), em parceria com a Fundação Escola Superior do MPPB (Fesmip-PB) e o Comando da Polícia Militar. O curso vai até a próxima sexta-ferira (7), e ministrado pelo tenente-coronel Onivan Elias de Oliveira e major Marcos Barros.
A abertura será às 8h, no auditório da Fesmip. Durante os três dias haverá aulas sobre estágios da crise, elementos essenciais de inteligência, processo de gerenciamento de crises, soluções policiais, estratégias de negociação, estudos da síndrome de Estocolmo e Londes, técnicas de negociação, entre outros.
O curso é fruto da parceria firmada no início de maio entre o MPPB, Fesmip e Polícia Militar. Na ocasião, a parceria foi oficializada entre o tenente-coronel Onivan Elias de Oliveira, coordenador de Planejamento do Estado Maior da Polícia Militar; a promotora de Justiça Cristiana Ferreira de Vasconcelos, coordenadora do Ceaf; e os promotores de Justiça Glauberto Bezerra e Flávio Wanderley da Nóbrega Cabral de Vasconcelos, respectivamente, diretor-geral e vice-diretor da Fesmip.
“Nessa dimensão, é um curso inédito no país. Vamos abranger vários segmentos e, dessa forma, ela é pioneira no Brasil”, aponta o diretor-geral da Fesmip, Glauberto Bezerra, ressaltando que o curso também abrangerá demandas de Pernambuco e Rio Grande do Norte.
“Na prática, gerenciamento de crise é um conjunto de ações que uma empresa ou uma corporação adota para minimizar danos à vida das pessoas, ao patrimônio e à própria imagem da empresa ou instituição”, explica o tenente-coronel Onivan.
“Seguindo esta visão nova implantada na instituição, a Fesmip, com o Ceaf, tem implementado cursos não apenas de cunho científico e acadêmico, mas de orientação social, que irão educar e promover benefício à população”, avalia o promotor de Justiça Glauberto Bezerra.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB