Teve início na manhã desta sexta-feira (12), em Bayeux, região metropolitana de João Pessoa, o “I Seminário : O que você tem a ver com a corrupção”, realizado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), com o objetivo de disseminar conhecimentos que possam instrumentalizar a população e os membros da sociedade civil organizada a combater à corrupção no País. Durante todo o dia, palestras sobre o tema serão ministradas.
De acordo com o organizador do evento, promotor de Justiça, Marinho Mendes este seminário está dirigido para os conselhos, a exemplo dos tutelares e de direitos, mas sem excluir para a sociedade em geral. “Nós vamos falar sobre as consequências e os impactos que a corrupção causa na sociedade, ou seja, o atraso, a falta de investimento, os problemas de geração de emprego e renda e principalmente, os prejuízos na educação e saúde, que são os principais atingidos”, ressaltou o promotor.
Para o procurador-geral de Justiça da Paraíba, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho é necessário ter mais transparência no Brasil. “Estamos inseridos em uma cultura, no qual é normal a corrupção, nós banalizamos a moralidade neste País. Os únicos culpados, somos nós mesmos, que colocamos os políticos onde estão através do nosso voto. Hoje em dia, temos péssimas escolas e péssimos hospitais, o problema é que tem muita gente despreparada nas gestões do País”, afirmou o PGJ.
No período da manhã, as palestras focaram nas fraudes à licitação e nas instituições de controle da administração pública e a nova lei de acesso a informação. Ainda esta tarde, estão marcadas mais duas palestras: “Fundamentos Básicos Sobre Lavagem de Dinheiro, Indícios de Enriquecimento Ilícito - Casos famosos” e “Impacto da Corrupção Sobre o Desenvolvimento - Casos célebres - Números coletados”, esta última, com o promotor e coordenador da Campanha Nacional de Combate à Corrupção na Paraíba, Marinho Mendes Machado.
Estiveram presentes ao evento, além dos membros do Ministério Público, o prefeito de Bayeux, Expedito Pereira; o vereador do Município, José Eraldo Barbosa; a diretora do Fórum de Bayeux, Conceição Marsicano, além de autoridades e sociedade civil.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB
Atendimento nas Promotorias: 7 às 13h
Ouvidoria
Telefone: (83) 2107-6150
WhatsApp: (83) 99181-7355
E-mail: ouvidoria@mppb.mp.br
Atendimento presencial: das 7h às 14h (segunda a quinta-feira) e das 7h às 13h (sexta-feira), na Rua Rodrigues de Aquino, s/n, sala 4, térreo - Centro de João Pessoa-PB.