Acessibilidade  |      

MPPB e Ministério da Justiça oficializam funcionamento do primeiro Laboratório de Lavagem de Dinheiro na Paraíba

Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (10), no auditório do edifício-sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em João Pessoa, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) oficializou a implantação do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), com a presença do coordenador da Rede Nacional de Laboratórios do Ministério da Justiça, Roberto Zaina, que fez a apresentação do seu funcionamento.

“O laboratório é um apoio ao promotor no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro”, explica Roberto Zaine, lembrando que o convênio entre o MPPB e o Ministério da Justiça foi feito em novembro de 2012 e já está em funcionamento. “Hoje só viemos formalizar, mas o laboratório já vem funcionando desde o ano passado na Paraíba”, revela o representante do governo federal.

Ele informa que hoje estão em funcionamento 20 laboratórios em todo o Brasil. Em abril, outros 15 serão inaugurados e até o final do ano, serão um total de 43 laboratórios espalhados por todas as unidades da federação, sendo que em alguns estados têm mais de um como, como é o caso do Distrito Federal, com cinco, e São Paulo com quatro. “A partir de 2015, teremos o primeiro laboratório instalado fora do Brasil, na capital da Bolívia. É o resultado de uma parceria entre os governos brasileiro e boliviano”, informa Roberto Zaina.

“Estamos consolidando uma nova cultura investigativa no Brasil de não se contentar apenas co as prisões dos envolvidos com a lavagem de dinheiro. Temos que desarticular o criminoso e sua organização, recuperando o patrimônio e os ativos financeiros para o estado”, aponta o coordenador da rede de laboratórios. “A criminalidade já usa a tecnologia e temos que criar mecanismos cada vez mais modernos e sofisticados para combatê-los”.

O Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica entre o MP-PB e o Ministério da Justiça. A unidade permite análises mais rápidas de dados e cruzamento de informações em investigações dos crimes de lavagem de dinheiro e de corrupção. Ele conta com uma estrutura de tecnologia que reúne conjunto de softwares e hardwares e permite o processamento de informação em massa. O laboratório permite gerar relatórios confiáveis, a partir de distintas bases de dados e apresenta um mapeamento de informações de movimentações financeiras, de intercâmbio entre pessoas que possam fazer parte de uma quadrilha e de indícios de lavagem de dinheiro.

O Ministério da Justiça é o responsável pela entrega dos equipamentos (softwares e hardwares), treinamento de pessoal no manuseio das ferramentas tecnológicas e capacitação em técnicas de análise, por meio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), da SNJ/MJ.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */