Começa votação para escolha dos novos membros do CSMP. Sistema pode ser acessado aqui
Começou às 8h a votação para a escolha dos novos membros do Conselho Superior do Ministério Público da Paraíba para o biênio 2023-2025. A eleição acontece pelo sistema eletrônico do MPPB (clique AQUI), por meio do qual 214 integrantes da carreira ministerial da instituição poderão votar em até cinco dos seis candidatos que concorrem às vagas de conselheiros. O processo se estende até as 16h e o resultado deve ser divulgado logo após.
Um pouco antes do início da votação, a comissão eleitoral – formada pelo procurador de Justiça Valberto Lira (presidente) e pelos promotores de Justiça Francisco Lianza Neto e Cláudio Antônio Cavalcante – fez a abertura oficial dos trabalhos, na sala de sessões do colegiado, na sede do MPPB, verificando o painel da eleição no sistema eletrônico (que mostrava que nenhum candidato tinha voto). O presidente deuiinício à votação com a inserção da chave (código) no sistema.
“Demos início à votação e a nossa expectativa é que todos os colegas compareçam, de forma virtual, e sufraguem os nomes dos cinco novos conselheiros. A expectativa é que o processo ocorra tranquilamente, como sempre foi, e que ao final da tarde já tenhamos esse resultado. O sistema deverá ser acessado por meio da extranet, sendo o acesso por meio de login e senha pessoais”, disse Valberto Lira, informando que os membros da comissão fariam esse plantão presencial,auxiliados por servidores da Assessoria do CSMP, das diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) e Administrativa (DIADM).
Candidatos
Os seis candidatos a conselheiros do CSMP são os procuradores de Justiça, Aristóteles de Santana Ferreira, Francisco Paula Ferreira Lavor, João Geraldo Carneiro Barbosa, Francisco Sagres Macedo Vieira, Kátia Rejane Medeiros Lira Lucena e Victor Manoel Magalhães Granadeiro Rio.
O CSMP
O Conselho Superior é um órgão da administração superior do MPPB, responsável por fiscalizar e superintender a atuação da instituição e velar pelos seus princípios norteadores. O órgão é formado por sete integrantes, sendo dois deles membros natos e cinco procuradores de Justiça em exercício, que são eleitos para um mandato de dois anos. Atualmente, o órgão é formado pelo procurador-geral de Justiça Antônio Hortêncio, e pelo corregedor-geral, Alvaro Gadelha Campos (membros natos), e pelos conselheiros Kátia Rejane Lucena, José Roseno Neto, Francisco Sagres e Valberto Lira.