Dez promotores de Justiça substitutos foram promovidos pelo Conselho Superior do Ministério Público da Paraíba para cargos da entrância inicial. As promoções ocorreram nesta segunda-feira (16/12), durante a 21ª e última sessão ordinária do CSMP de 2024, realizada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça.
O presidente da sessão foi o procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto. Participaram o corregedor-geral, Antônio Sarmento, e os conselheiros Kátia Rejane Medeiros Lira Lucena, Francisco Sagres Macedo Vieira, João Geraldo Carneiro Barbosa e Francisco Paula Ferreira Lavor, como também do secretário-geral do MPPB e secretário do CSMP, Rodrigo Marques da Nóbrega.
Promoções
O CSMP homologou a promoção dos promotores: Wander Diógenes de Souza ao cargo de 2º promotor de Justiça de Pombal; Vanessa Bernucci Pistelli ao cargo de 2º promotor de Justiça de Piancó; Nathália Ferreira Corez ao cargo de 1º promotor de Justiça de Cuité; Maria Eduarda Carvalho Nepomuceno Uchôa ao cargo de 1º promotor de Justiça de Monteiro; Ellen Cristina Veras de Araújo Ximenes ao cargo de 2º promotor de Justiça de Monteiro; Ernani Neves Rezende ao cargo de 1º promotor de Justiça de Piancó; Rafael Garcia Teixeira ao cargo de 2º promotor de Justiça de Cuité; Patrícia Napoleão de Oliveira ao cargo de 2º promotor de Justiça de Pombal; Yuri Givago Araújo Rodrigues ao cargo de promotor de Justiça de Juazeirinho; e Charles Duanne Casimiro de Oliveira ao cargo de promotor de Justiça de Soledade.
Arquivamentos
Ainda na sessão foram apreciados arquivamentos e acordos de não persecução cível da relatoria dos procuradores Kátia Rejane Lucena, Francisco Sagres e Francisco Lavor, oriundos das Promotorias de João Pessoa, Patos, Esperança, Sumé, Taperoá, Araruna, Sapé, Itaporanga Campina Grande, Conde, São João do Rio do Peixe e Piancó. Todos foram homologados por unanimidade.
Comunicações
O procurador-geral falou que a última sessão da atual composição do Conselho será no dia 15 de janeiro, quando serão votados editais de remoção. No dia 16, será realizada a posse da nova composição do CSMP, eleita no último sábado (14/12). Ele destacou que o atual Conselho fica marcado por ser recordista de votações de editais de remoção e promoção e de duração das sessões.
Os procuradores parabenizaram os novos conselheiros eleitos Alexandre César Fernandes Teixeira, Luis Nicomedes de Figueiredo Neto, José Guilherme Soares Lemos, Sócrates da Costa Agra e Francisco Glauberto Bezerra. Também parabenizaram a presidente eleita da Associação Paraibana do Ministério Público (APM), Adriana França, e a nova diretoria da entidade. Destacaram ainda a sessão solene do Colégio de Procuradores de outorga da Medalha de Mérito José Américo de Almeida, realizada na última sexta-feira (13/12).
O procurador João Geraldo Barbosa propôs voto de aplauso ao presidente da Fundação Casa de José Américo pela cessão dos professores Chico Pereira e Jivago Correia para ministrarem palestras na sessão solene sem ônus para a instituição. Também propôs votos de aplauso aos dois professores pelas palestras proferidas e, por fim, propôs voto de aplauso pelo trabalho realizado pelas Assessorias de Imprensa, de Comunicação e de Cerimonial no 7º Congresso Nordeste do Ministério Público. Os votos foram aprovados por unanimidade.
O procurador Francisco Lavor se despediu do Conselho Superior agradecendo a todos e ressaltando o aprendizado que obteve nos últimos dois anos com todos os integrantes do órgão.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB