Semana de Interação: Conselho Superior realiza sessão itinerante em Cajazeiras

A 1ª Semana de Interação Institucional foi aberta, na manhã desta segunda-feira (20/10), com a realização da 15ª sessão ordinária do Conselho Superior do Ministério Público da Paraíba (CSMP), de forma itinerante, no auditório da Promotoria de Justiça de Cajazeiras, no Sertão do estado.
A sessão foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans Coutinho, e teve a participação do corregedor-geral do MPPB, Antônio Sarmento, e dos conselheiros Sócrates Agra, Alexandre César Teixeira, Luís Nicomedes de Figueiredo e José Farias (substituindo o conselheiro Glauberto Bezerra), e do secretário-geral, João Benjamim Delgado Neto.
Também estiveram presentes a presidente da Associação Paraibana do MP, Adriana França, e os coordenadores dos Centros de Apoio Operacional, Cláudia Cabral, Dulcerita Alves, Anne Emanuelle Malheiros e Leonardo Pereira de Assis; os procuradores de Justiça Aristóteles Santana e Antônio Hortêncio; e diversos promotores de Justiça e servidores da instituição.
Pauta da sessão O Conselho Superior promoveu, pelo critério de merecimento, a promotora de Justiça Gardênia Cirne de Almeida foi promovida, pelo critério de merecimento, ao cargo de 7º promotor de Justiça de Santa Rita Santa, que tem atribuições nos feitos da execução penal, incluindo a fiscalização dos estabelecimentos, a instauração de procedimento extrajudicial cível e a propositura da respectiva ação judicial, acompanhando-a até seu final julgamento; nos feitos criminais que tramitam, por distribuição, na 5ª Vara Mista da Comarca de Santa Rita; e extrajudicialmente, em matérias da saúde e do consumidor. A lista foi composta ainda pelas promotoras Sandra Regiane Lauria Paulo Neto e Lívia Vilanova Cabral.
Também houve a indicação dos promotores de Justiça Francisco Bergson Formiga e Renata Carvalho da Luz, como membros, respectivamente, titular e suplente, para representarem o órgão no Conselho Gestor do Fundo de Direitos Difusos da Paraíba (FDD-PB).
Comunicações
O procurador-geral, Leonardo Quintans, externou a alegria de trazer a sessão para Cajazeiras. "Fizemos questão de iniciar a gestão não só trazendo a administração e os Centros de Apoio como também o Conselho Superior. Trabalharemos para que o Ministério Público esteja sempre integrado. realizando sessões itinerantes pelo estado com o objetivo de aproximar os órgãos da Administração Superior dos colegas promotores, bem como de fazer a interlocução entre o 1º e 2º graus, entendendo os anseios de cada localidade, de forma que o serviço do MP chegue ao cidadão de forma mais efetiva, resolutiva e eficaz".
Os conselheiros registraram a satisfação de participar de uma sessão itinerante e parabenizaram oi PGJ pela iniciativa. Eles reforçaram ainda o simbolismo de interiorizar as ações do MP, promovendo a integração e a unidade institucional.