Acessibilidade  |      

Colégio de Procuradores entrega Medalha José Américo de Almeida a personalidades

O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público da Paraíba realizou uma sessão especial de entrega da Medalha Ministro José Américo de Almeida a pessoas que prestaram relevantes serviços ao Ministério Público da Paraíba. As homenagens a 16 personalidades foram aprovadas pelo CPJ, nos últimos sete anos. Na solenidade da tarde desta segunda-feira (10/12), elas receberam a comenda no grau 'Alta Distinção'.

A sessão foi aberta pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, que destacou os relevantes serviços prestados pelos homenageados não só ao MP como a toda a sociedade. O PGJ também falou sobre a força simbólica da medalha que carrega o nome do patrono do MPPB, José Américo de Almeida, que foi promotor de Justiça. Ele informou que José Américo assumiu como promotor em Sousa, em 1909, sendo escolhido procurador-geral de Justiça em 2011, tendo ficado até 1924.

Participaram da sessão o governador Ricardo Coutinho e os procuradores de Justiça Janete Maria Ismael da Costa Macedo, Lúcia Farias, Alcides Orlando de Moura Jansen, Doriel Veloso, Kátia Rejane Medeiros Lucena, José Raimundo de Lima, Álvaro Cristino Gadelha, Marcus Vilar Souto Maior, José Roseno Neto, Francisco Sagres Macedo Vieira, Marilene Campos, Jacilene Nicolau Faustino, Vasti Cléa Marinho Lopes, Valberto Cosme de Lira e Joaci Juvino da Costa Silva.

Também participaram o desembargador Frederico Coutinho, representando o Tribunal de Justiça; o deputado João Gonçalves, representando o Poder Legislativo; o conselheiro Nominando Diniz, representando o Tribunal de Contas do Estado.

O governador Ricardo Coutinho, um dos homenageados, agradeceu a honraria ressaltando que José Américo foi um dos maiores nomes da Paraíba. O também falou sobre a colaboração e o respeito a autonomia que marcou o relacionamento com o Ministério Público e demais órgãos do Estado, durante seus anos de mandato.

O desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, que discursou em nome dos homenageados, também agradeceu e falou da alegria de estar dentro da instituição onde se sente em casa. Ele também enfatizou a importância do patrono do MP para a Paraíba.

O procurador Marcus Villar fez uma homenagem ao pastor Estevam Fernandes, outro homenageado com a medalha.

As atividades fazem parte das comemorações do Dia Nacional do Ministério Público (14 de dezembro). A Semana inclui três datas marcantes para o Ministério Público: Dia Internacional Contra a Corrupção (9 de dezembro), os “70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos” (10 de dezembro) e o Dia Nacional do Ministério Público (14 de dezembro). Será, dessa forma, uma semana de referências importantes para a sociedade, que dialogam com as atribuições constitucionais do MP.

A Medalha Ministro José América de Almeida foi criada pelo Colégio de Procuradores, em 1997. É constituída em três graus: Alta Distinção (folheada a ouro); Distinção (prata); e Bons Serviços (bronze).

Homenageados com a Medalha José Américo de Almeida

Ricardo Vieira Coutinho – Governador

Maria do Socorro Diniz – Ex-Procuradora-Geral de Justiça

Janete Maria Ismael da Costa Macedo – Ex-Procuradora-Geral de Justiça

Oswaldo Trigueiro do Valle Filho – Ex-Procurador-Geral de Justiça

Antônio de Pádua Torres – Procurador de Justiça aposentado

Sônia Maria Guedes Alcoforado – Procuradora de Justiça aposentada

Paulo Barbosa de Almeida – Procurador de Justiça aposentado

Manoel Henrique Serejo Silva – Procurador de Justiça aposentado

Aristóteles de Santana Ferreira – Promotor de Justiça

Dalton Roberto Benevides Gadelha (Médico – Diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – Facisa, Diretor-Presidente da TV Itararé

Ricardo Luis Barbosa de Lima (Ricardo Marcelo) – Deputado

Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti – Ex-Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp)

Pastor Estevam Fernandes de Oliveira

 

Post-mortem

Rômulo José de Gouveia – Ex Vice Governador da Paraíba (recebida pelo filho Robson Gouveia)

Otanilza Nunes de Lucena – Procuradora de Justiça aposentada (recebida pelo filho Aluízio Nunes de Lucena)

José Marcos Navarro Serrano – Ex-Procurador-Geral de Justiça (recebida pela irmã Tereza Navarro)

 

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */