Acessibilidade  |      

CPJ realiza segunda sessão ordinária e presta homenagens a dois procuradores

O Colégio de Procuradores de Justiça realizou, na manhã desta terça-feira (14/02), a primeira sessão ordinária de 2023, durante a qual foram homenageados os procuradores Janete Maria Ismael da Costa Macedo e Valberto Cosme de Lira, que estão na iminência da aposentadoria. A sessão foi realizada na sala de sessões da sede da Procuradoria-Geral de Justiça e de forma virtual.

A sessão foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto. Participaram o corregedor-geral do MPPB, José Roseno Neto, e os procuradores de Justiça, Maria Lurdélia Diniz, Janete Maria Ismael, Francisco Sagres, Vasti Cléa Lopes, Valberto Cosme de Lira, Luciano Maracajá, Aristóteles Santana, Joaci Juvino, João Geraldo Barbosa e Francisco Paula Lavor.

Na sessão, foram recebidos relatórios do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), referente ao ano de 2022; das atividades da 1ª subprocuradoria-geral de Justiça, referente ao ano 2022; e o relatório estatístico e analítico das atividades da Ouvidoria do MPPB, referente ao mês de janeiro de 2023.

Homenagens

O procurador-geral destacou a importância dos procuradores e a contribuição que trouxeram ao Ministério Público nos diversos cargos que ocuparam e enfatizou o comprometimento deles. Sobre a procuradora Janete Ismael, ele destacou o legado deixado na instituição, a exemplo da construção da sede do MPPB na Capital, a implantação do subsídio para os membros, ressaltando seu nome ficará marcado na história do MP. Sobre o procurador Valberto, ele ressaltou a referência na área social na instituição, desde o início das curadorias. “Que nessa nova etapa desenvolvam atividades que engrandeçam e tragam alegria”.

O corregedor-geral salientou que cada pessoa que se despede deixa uma ausência e leva uma saudade e que os dois procuradores que estão se aposentando têm o trabalho conhecido por todo o Ministério Público. Ele agradeceu a Janete Ismael por ter feito parte da sua administração quando foi procuradora-geral, realçando sua luta pelo bem do MP. Também falou sobre Valberto Lira e sua dedicação e esforço para elevar o nome da instituição. Ao final, agradeceu aos dois pela convivência em todos os anos.

A procuradora Lurdélia Diniz falou sobre sua amizade com a procuradora Janete Ismael desde que entraram na instituição e o trabalho realizado em comarcas do Sertão, bem como as dificuldades enfrentadas. Ela ressaltou as qualidades de esforço, trabalho e persistência. Também falou sobre o trabalho realizado pelo procurador Valberto Lira que contribuiu para a instituição. 

O ouvidor do MPPB, Aristóteles Santana, externou diversas histórias do início de sua carreira e da amizade desenvolvida com a procuradora. Ele declarou que não se pensa na história do Ministério Público sem Janete Ismael, por todas as funções que desempenhou, como promotora, secretária-geral, procuradora e procuradora-geral. Sobre Valberto Lira, destacou o serviço prestado na área social e o trabalho realizado nas promotorias sociais, no futebol, em prol dos idosos e da pessoa com deficiência, reforçando que exerceu suas atividades com maestria.

O procurador Francisco Sagres acentuou a característica da procuradora Janete Ismael de servir aos outros e dos grandes desafios que enfrentou quando assumiu a Procuradoria-Geral de Justiça, tendo exercido com dignidade e galhardia. Ele também ressaltou as diversas obras realizadas na gestão da procuradora, como o prédio-sede do MPPB. Sobre Valberto Lira, ele falou sobre o legado deixado não apenas no MP mas em toda a Paraíba.

A procuradora Vasti Cléa Lopes falou sobre a emoção da despedida de membros que tanto representam a instituição. Ela agradeceu à procuradora Janete Ismael por ser exemplo como mulher, inspiração na luta pela igualdade de gênero, tendo construído uma carreira brilhante, destacando as qualidades de doçura, fortaleza, coragem, ousadia e humanidade. Em relação a Valberto Lira, ela salientou que encarnou o Ministério Público social a ponto de se tornar referência na área. Também falou sobre as características de construtor de pontes e de parcerias para a instituição, que deixa uma marca indelével no MPPB.

O procurador Luciano Maracajá sublinhou a personalidade, a figura humana e a representatividade dos dois homenageados e rendeu agradecimentos carregados de reconhecimento. Ele enfatizou ainda que os espaços ocupados pelos dois ficarão definitivamente marcados, que não serão substituídos por serem pessoas únicas e definitivas que marcaram de forma indelével a história da instituição. Ele falou ainda que os dois continuarão como luz para o caminho daqueles que vão permanecer por mais algum tempo.

O procurador Joaci Juvino endossou as palavras ditas pelos anteriores. ele agradeceu a procuradora Janete Ismael pela confiança dada durante sua gestão na PGJ ao ocupar cargos e por todo o trabalho prestado à instituição. Ele ressaltou também o trabalho realizado por Valberto Lira, que é muito conhecido por todo o estado e que serve como espelho para muitos.

O procurador João Geraldo Barbosa ressaltou a qualidade de desprendimento da procuradora Janete Ismael, na implantação do subsídio com diminuição dos próprios vencimentos, apontando que ela possui a essência do espírito institucional. Ele agradeceu por ter participado da gestão da ex-PGJ e todo o apoio dado a ele. Falou sobre a maturidade do procurador Valberto nas divergências e também sobre seu trabalho realizado para a Paraíba. João Geraldo também apresentou votos de parabéns e finalizou afirmando que eles trouxeram flores para o Ministério Público, para a sociedade, para experiência e vida funcional. 

O procurador Francisco Lavor evidenciou as qualidades da pessoa de Janete Ismael como filha, esposa e mãe apontando toda a sua história familiar. Ele também falou sobre as obras e os avanços institucionais trazido pela procuradora quando ocupou a PGJ e agradeceu pela oportunidade de ter sido seu assessor técnico. Sobre Valberto Lira, o procurador Francisco Lavor falou do aprendizado obtido na atividade extrajudicial e que todos continuarão colhendo frutos de sua experiência. Ao final, desejou que eles desfrutem da família. 

 

Homenageados

A procuradora Janete Ismael agradeceu, primeiro, a Deus por tudo que aconteceu na sua vida e lembrou histórias de sua infância, realçando a participação da mãe e do pai. Ela também agradeceu ao marido, procurador Francisco Sagres, por todo o apoio e por ter criado os filhos quando ela atuava como promotora no sertão do Estado. Ela lembrou ainda sua passagem pelas Promotorias de Piancó, Conceição, Itaporanga e Guarabira, bem como os cargos ocupados na Secretaria-Geral e da Procuradoria-Geral de Justiça. Falou sobre sua dedicação ao MP e por poder ter contribuído com a instituição, a exemplo da construção das sedes de Campina Grande e João Pessoa. Janete Ismael agradeceu a cada procurador pelas palavras ditas na sessão e finalizou enfatizando sua disposição para servir. 

O procurador Valberto Lira também agradeceu as homenagens e fez uma retrospectiva de seus mais de 40 anos na instituição, onde atuou nas Promotorias de Conceição, Cajazeiras, Sousa e João Pessoa. Ele contou sobre diversos projetos realizados como o início das Promotorias sociais, o projeto “MP sobre rodas” (que promovia audiências nas comunidades), o combate à evasão escolar, a instalação dos conselhos tutelares, dos conselhos de idosos. Ele relatou ainda a criação do Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos (CDEMP), do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), da Comissão de  Prevenção e Combate à Violência nos Estádios, entre outros. Ao final, ressaltou que o Ministério Público só lhe fez bem e que continuará à disposição da instituição.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */