Acessibilidade  |      

CPJ aprova votos de aplauso a ex-corregedor nacional e ex-conselheiros do CNMP

CPJ aprova votos de aplauso a ex-corregedor nacional e ex-conselheiros do CNMP

O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público da Paraíba (CPJ/MPPB) aprovou, por unanimidade, voto de aplauso proposto pelo procurador-geral de Justiça Leonardo Quintans ao ex-corregedor nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias da Costa, e aos ex-conselheiros do Conselho Nacional do Ministério do Público (CNMP), Paulo Passos e Antônio Edílio. Os três encerraram recentemente seus mandatos no CNMP e tiveram o trabalho e a dedicação ao Ministério Público brasileiro e paraibano reconhecidos pelo colegiado. 

O voto foi aprovado na segunda sessão ordinária realizada na manhã dessa segunda-feira (9/02), na Sala de Sessões da Procuradoria-Geral de Justiça.  O CPJ também aprovou voto de aplauso proposto pelo procurador de Justiça João Geraldo ao presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Tarcísio Bonfim, pela recondução no cargo, com posse marcada para 11 de março. Os procuradores de Justiça aprovaram ainda o voto de aplauso à filha do procurador de Justiça João Geraldo Barbosa, Giovanna Alice Dantas Barbosa, pela posse no cargo de magistrada no Tribunal de Justiça do Maranhão.

Comunicações

O PGJ comunicou ao colegiado que o Grupo de Trabalho capitaneado pelo 2º subprocurador-geral de Justiça, Alexandre César Fernandes, pelo secretário-geral João Benjamim Delgado Neto, e pela secretária de Planejamento e Gestão, Ana Maria França, está dialogando com os promotores de Justiça diretamente afetados pela medida administrativa adotada pelo Tribunal de Justiça da Paraíba que alterou a atribuição de unidades judiciárias. O grupo está construindo propostas de alteração na resolução das atribuições dos membros do MPPB para os ajustes necessários. Segundo Quintans, em seguida, esse diálogo será realizado com o CPJ.

O procurador-geral de Justiça também comunicou ao colegiado que participará, nesta terça-feira (10/02), da reunião do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e o deputado federal Mendonça Filho, que é relator da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 18/2025 (a "PEC da Segurança Pública"), para tratar do assunto. A matéria também será discutida, na quarta-feira (11/02), com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, em Brasília.

Quintans comunicou também a criação do Grupo de Trabalho, presidido pelo procurador de Justiça Glauberto Bezerra, para tratar da regulamentação da permuta nacional no âmbito do MPPB. 

Acatando a sugestão do procurador de Justiça José Farias e demais integrantes do colegiado, o PGJ deverá acionar a Comissão de Elaboração Legislativa (CEL) em relação à proposta de alteração nas resoluções que versam sobre a concessão da Medalha José Américo de Almeida (para permitir que membros do MPPB possam ser agraciados ainda no exercício da função, já que, atualmente, apenas membros aposentados e já falecidos podem ser homenageados) e sobre as atribuições do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco).

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb