Integrantes do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) do Rio Grande do Norte estão realizando, nesta segunda-feira (01/12), uma visita técnica ao Núcleo de Sonegação Fiscal, em João Pessoa, para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Cira-PB e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal do Estado da Paraíba (Gaesf), órgãos integrados pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), Secretaria de Estado da Fazenda, Secretaria de Estado de Defesa Social e Procuradoria-Geral do Estado.
Estiveram presentes o promotor de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Augusto Carlos Rocha de Lima, e o procurador do Estado do RN, Arthur Nelson Martins. Eles foram recepcionados pelos promotores de Justiça Paula Camillo Amorim e Romualdo Tadeu de Araújo Dias; pelo secretário executivo da Fazenda, Bruno Frade; e demais integrantes do Cira-PB.
Na reunião foi apresentado o histórico de atuação do Cira na Paraíba; as atribuições de cada órgão integrante do comitê, como funciona a integração, a criação do Gaesf bem como os resultados obtidos até hoje.
A promotora Paula Camillo, secretária do Cira, falou sobre a importância da visita. “Temos muita satisfação de receber a comitiva do Rio Grande do Norte, na data de hoje, e expor a nossa experiência, o nosso Cira, que é referência em nível nacional, de atuação, de integração e de recuperação de ativos, que é o fim a que se destina”.
O promotor Romualdo Tadeu explicou o trabalho conjunto realizado na Paraíba. “Isso representa todo um trabalho que o Cira da PB vem fazendo com destaque nacional, um trabalho que não começou hoje, construído a muitas mãos e que vem rendendo frutos para a sociedade paraibana com reflexo em todos os estados da Federação. A comitiva do RN está vindo novamente conhecer as instalações, a estrutura e, principalmente, essa integração que existe entre as instituições que compõem o Cira e que vem dando sempre resultados satisfatórios ao Ministério Público Brasileiro”, disse.
O promotor de Justiça Augusto Lima ressaltou a finalidade da visita. “É uma satisfação muito grande ser acolhido aqui por todas as instituições do Cira da Paraíba. A nossa intenção é vir aqui ter um pouco mais de conhecimento, aprender as melhores práticas, tentar trazer isso para o Rio Grande do Norte, especialmente porque o Gaesf do RN foi criado este ano. Então o Gaesf da Paraíba já tem alguns anos a mais de rodagem, de experiência prática que a pretendemos levar para lá também”.
O Cira-PB foi criado com a finalidade de propor, pelos órgãos e instituições públicas que o integram, medidas judiciais e administrativas para o aprimoramento das ações preventivas e de efetividade na recuperação de ativos públicos.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB